Tiroteio no Congresso dos EUA deixa Washington em alerta

Tiros no centro de visitantes do Capitólio deixaram três feridos, entre eles o suspeito de ser o atirador

Por O Dia

Rio - Um homem armado furou o aparato de segurança e causou pânico no Centro de Visitantes do Capitólio, o Congresso dos Estados Unidos, no início da tarde de segunda-feira. Ao apontar a arma para policiais, recebeu um tiro dos agentes. Uma mulher que estava no local foi atingida por bala perdida.

Nenhum policial ficou ferido, segundo o chefe de polícia do Capitólio, Matthew Verderosa. Ele afirmou que não estava claro quantos homens dispararam. Uma arma foi recuperada, e o veículo do suspeito foi encontrado estacionado no entorno.

Verderosa declarou que o homem era conhecido da polícia do Capitólio. “Com base numa investigação policial, acreditamos que esse é um ato de só uma pessoa, que já havia frequentado a área do Capitólio antes. Não há razão para acreditar que isso é algo mais do que um ato criminoso”, afirmou.

Uma autoridade do governo dos EUA disse que não havia evidências ligando o incidente a terrorismo.
Num dia em que o Senado e a Câmara dos Deputados não estavam funcionando e que poucos parlamentares estavam em Washington, o Capitólio foi por um curto período isolado, mas reabriu depois para as atividades normais. O centro de visitantes é usado principalmente por turistas.

Houve susto também em Miami. O Terminal H foi evacuado devido a um alerta de bomba, para permitir a atuação dos policiais especialistas em desativação de explosivos. Funcionários do aeroporto disseram que a polícia analisou um equipamento abandonado, que levantou suspeitas e causou medo.

ANTES, NA CASA BRANCA

Por conta do rebuliço no Capitólio, até a Casa Branca foi ‘interditada’. Cena bem diferente das vistas de manhã, quando a família Obama fez a última ‘presepada’ de Páscoa do mandato de Barack. Ele e Michelle receberam 35 mil convidados no Gramado Sul. “Este é um de nossos eventos favoritos no ano. É muito divertido”, comentou Obama.

Na lista de convidados, a cantora Idina Menzel; Beyoncé, seu marido, Jay-Z, e a filha, Blue Ivy; e o ex-jogador de basquete Shaquille O’Neal. Depois de tirar fotos na famosa corrida do ovo no gramado, Obama fez uma leitura dramática de ‘Onde Vivem Os Monstros’, com direito a rugidos e gesticulações. Depois, o presidente jogou tênis de dupla com outros convidados.


Últimas de _legado_Mundo e Ciência