Por tamyres.matos

Rio - A implosão do primeiro trecho do elevado da Perimetral que estava anunciada para o dia 17 de novembro (domingo) foi adiada para a semana seguinte, dia 24. A mudança foi informada pelo prefeito Eduardo Paes, na tarde desta quinta-feira.

De acordo com ele, o motivo foi o pouco tempo para preparação da derrubada, além do que no dia 17 seria a volta do feriadão de 15 de novembro, o que já causará naturalmente um aumento de tráfego na região. Porém, a Avenida Rodrigues Alves será fechada no 14, uma quinta-feira pré-feriado, às 23h, como já tinha sido anunciado.

Interdição do Elevado da Perimetral complica o trânsito da regiãoAlessandro Costa / Agência O Dia

O trecho implodido neste primeiro momento vai da rua Pereira Reis até a Silvino Montenegro e tem cerca de 1 km. A detonação acontecerá às 7h da manhã.

Google precisa se atualizar

Os mapas do Google ainda não foram atualizados com as mudanças viárias que aconteceram na Zona Portuária do Rio de Janeiro, como a construção da Via Binário do Porto, por exemplo. Desde que o Elevado da Perimetral foi fechado, no último sábado, motoristas têm encontrado dificuldades para trafegar nas novas vias construídas na região e, desde o primeiro dia útil após o fechamento, o trânsito na cidade tem ficado caótico.

Aparelhos de GPS que usam a base cartográfica do Google não mostram aos condutores como acessar as novas vias, além disso, muitos reclamam da falta de sinalização na região e da má distribuição dos agentes de trânsito. Seguidores de O DIA 24 Horas no Twitter ( @odia24horas ) já relataram dificuldades para trafegar na região do Porto.

Fábio Beça (@becafabio) disse, na terça-feira, que o "trânsito está muito lento e confuso. Os agentes de trânsito não estão posicionados corretamente e estão 'perdidos' na hora conduzir o transito". Na segunda-feira, Thiago Nascimento (@thiagodnp) também falou que os "orientadores estão perdidos na Zona Portuária".

Clique na imagem abaixo e entenda melhor as mudanças no trânsito da região:

Alterações no trânsito da regiãoReprodução Internet

O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, afirmou à Rádio Globo, na terça-feira, que a Prefeitura iria contactar o Google. 'Os mapas precisam ser atualizados. O Centro de Operações vai acionar o Google para que as mudanças sejam feitas', disse ele.

Procurado pela reportagem do jornal O DIA, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que "já solicitou aos gestores da empresa Google, no Rio de Janeiro, a alteração do mapa virtual da região portuária, contemplando as mudanças viárias provocadas pela interdição do Elevado da Perimetral e a abertura da Via do Binário".

Segundo o órgão, "as novas rotas - com inclusão e exclusão de vias – estão inseridas no cronograma geral de trabalho da empresa para atualização do mapa que é disponibilizado pelo Google". Sobre o prazo estimado para que os mapas sejam atualizados, a Prefeitura afirmou, por meio do Centro de Operações: "Esperamos que as alterações estejam visíveis e disponíveis à população o mais breve possível".

Você pode gostar