Por marlos.mendes

Rio - Nem sempre o destino de quem embarca em um ônibus é outro bairro, rua ou o local onde mora: Muitas vezes, é o chuveiro. Em São Francisco, nos Estados Unidos, um coletivo, batizado de "Lava Mae" (não é Lava Mãe), circula pela cidade oferecendo banhos a moradores de rua.

Serviço oferece banho gratuitos a moradores de ruaReprodução Internet

Segundo a criadora do projeto, Doniece Sandoval, tudo começou, no ano passado, quando ela se deparou com uma sem-teto às lágrimas porque queria tomar um simples banho. Por coincidência, tempos depois, leu uma notícia sobre renovação de frota que haveria na cidade e decidiu procurar a prefeitura, que tinha um programa para doação dos veículos retirados de circulação.

Desde então, o "Lava Mae", que possui com três chuveiros, oferece de 300 a 500 "chuveiradas" por semana. A ideia dos organizadores é que a iniciativa ganhe mais três unidades para expandir o atendimento e chegar a 2 mil banhos semanais.

Adaptação dos ônibus, que são doados pela prefeitura norte-americana, custa 75 mil dólaresReprodução Internet

Os custos da adaptação de cada coletivo é de 75 mil dólares e, no momento, os responsáveis pelo serviço estão recebendo doações através do site da organização (www.lavamae.org), até o fim de outubro, para tentar ampliar a "frota higiênica".

Você pode gostar