Por marlos.mendes
Publicado 28/10/2014 19:36 | Atualizado 28/10/2014 21:02

Rio - A prefeitura adiou para o dia 8 de novembro as alterações previstas nos itinerários e nas paradas de ônibus que passam pelo Centro do Rio. As mudanças, que seriam válidas a partir deste sábado (1), foram estendidas a 89 linhas, sendo 62 intermunicipais e 27 municipais, em vez de 45 como foi anunciado no final de setembro. O objetivo da medida é diminuir o fluxo de veículos nas vias que apresentam menor capacidade de tráfego.

Entre as linhas intermunicipais, 62 sofrerão alterações. O itinerário daquelas que fazem ponto final no Terminal Menezes Cortes e na Av. Nilo Peçanha será mantido na chegada ao Centro, mas a saída deixará de ser pela Rua 1º de Março e passará à Rua da Assembleia e ao BRS Carioca, seguindo pela Praça da República, por onde farão o acesso à Av. Presidente Vargas. As intermunicipais do terminal Menezes Cortes não terão o trajeto de chegada alterado, mas passam a sair da cidade pela Av. Mem de Sá. Aquelas com destino a Petrópolis, Teresópolis e Rio Bonito acessarão a Av. Presidente Vargas pela Rua de Santana. As linhas que trafegam pelo Binário do Porto passam a ter acesso à via, seguindo pela Praça da República e Túnel João Ricardo. As paradas terminais das linhas 1906B (Paracambi - Castelo) e 1907B (Japeri - Castelo), serão transferidas para a pista lateral da Av. Presidente Vargas.

Presidente Vargas é uma das vias que terá mudanças a partir do dia 8 de novembroSeverino Silva / Agência O Dia

"A gente precisa melhorar a fluidez das linhas do BRS. Com as obras que estão sendo realizadas no Centro, a gente entende que é preciso racionalizar essas linhas e parte dessa racionalização se dá com a transposição dos pontos finais pra evitar que as linhas cruzem o Centro sem necessidade. O objetivo é concentrar as linhas no coração do centro da cidade", afirmou o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão. Segundo ele, o adiamento foi necessário para que a Secretaria tivesse mais tempo para divulgar a medida.

Já as convencionais que atualmente utilizam o terminal na Av. Chile e a linha executiva 2310, com destino a Bangu, passam a terminar a viagem na pista lateral da Av. Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, entre a Rio Branco e a Rua dos Andradas. As executivas com destino a Santa Cruz e Campo Grande (2303, 2304, 2307, 2308, 2309 e 2331) permanecerão na Av. Chile e não terão o trajeto alterado.

O ponto final das linhas com destino a Duque de Caxias na Av. Luis de Vasconcelos será mantido, com exceção da linha 2111C (Duque de Caxias - Candelária, via Vigário Geral), que será remanejada para a Av. Presidente Vargas. O ponto final das linhas 521D (Alcântara-Passeio) e 565D (Passeio-Santa Rosa), que seria transferido para a Presidente Vargas, será mantido na Av. Augusto Severo. As demais linhas intermunicipais com parada final na Av. Augusto Severo e Passeio Público serão transferidas para as Ruas Acre e Camerino e para a pista Lateral da Av. Presidente Vargas.

Os ônibus que param atualmente na Av. Rio Branco, entre a Av. Presidente Vargas e a Rua Visconde de Inhaúma, terão o ponto final transferido para a Rua Visconde de Inhaúma, entre as ruas da Candelária e da Quitanda.

Segundo Alexandre Sansão, 450 mil folhetos serão distribuídos em pontos de ônibus e dentro dos coletivos para alertar a população nas primeiras semanas de mudanças. As alterações também serão divulgadas através de agentes educativos em pontos estratégicos.

Confira mais detalhes sobre as mudanças das linhas


Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias