Rio tem um dos 15 melhores sistemas de ônibus do mundo, diz ong

Transcarioca obtém categoria "Ouro" em ranking de entidade internacional e cidade mantém status de privilegiada no país

Por O Dia

Rio - A população do Rio pode se considerar privilegiada não só pelas belezas naturais, mas também por possuir um dos mais eficazes sistemas de BRT do planeta. O Transcarioca conquistou "Ouro", categoria máxima do ranking de 2014 do Padrão de Qualidade BRT, feito pelo Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento (ITDP). Sediada em Nova York e com representação no país, a ONG avaliou 45 sistemas do mundo todo e classificou apenas 15 na categoria máxima. 

Além do sistema que liga a Barra da Tijuca ao Galeão, outros dois nacionais atingiram a posição mais alta: o MOVE Cristiano Machado (Belo Horizonte - MG) e a Linha Verde (Curitiba- PR). 


Transcarioca estreia em avaliação de ong internacional com categoria máximaOsvaldo Praddo / Agência O Dia

Já o veterano fluminense Transoeste, inaugurado em 2012, também teve uma boa classificação, atingindo o nível "Prata". Dentre os itens avaliados, estão a lotação; condições viárias do corredor; forma de pagamento; pontualidade; velocidades comerciais; distância entre as estações, dentre outros. 

Além da "Ouro" e da "Prata", os BRTs podem ser classificados como "Bronze" e "Básico", entretanto, necessitam possuir, no mínimo, três quilômetros de extensão. "A certificação de um corredor de BRT em categorias estabelece um padrão reconhecido internacionalmente do que é BRT e de quais são as melhores práticas nesse tipo de sistema", explicou Clarice Linke, diretora do ITDP Brasil.



Últimas de _legado_O Dia no Coletivo