Ônibus com jardim no teto circulam em cidades europeia e norte-americana

Projeto, que pode ser ampliado em Catalunha, na Espanha, e em Nova Iorque, também contribui para o aumento da flora

Por O Dia

Rio - Se trocar o automóvel pelo transporte público já é uma atitude sustentável, imagina atravessar uma cidade, levando um verdadeiro jardim para cada ponto. Quem aguarda nos pontos de ônibus de Catalunha, na Espanha, e de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pode vê-los circular. O coletivo possui um jardim no teto do veículo, criando mais áreas verdes.

Em Nova Iorque, Ônibus abriga um laboratório e proporciona mais uma área verde na cidade Reprodução Internet

O projeto espanhol foi desenvolvido pelo paisagista Marc Grañen, para um ônibus de turismo, com objetivo de colaborar com a purificação do ar das grandes cidades e a polinização da flora. Além disso, há aproveitamento da água oriunda do aparelho de ar-condicionado para irrigação das plantas.

Projeto de ônibus com jardim pode ser expandido na EspanhaReprodução Internet

Já o de Nova Iorque ainda está no Bio Bus, que abriga um laboratório ciência e não transporta passageiros. Foi elaborado pelo designer Marco Antonio Castro, para a Universidade de Nova Iorque durante a graduação. Segundo os cálculos do designer, se fossem plantados jardins no teto de toda frota municipal, ao total 4.500 unidades, haveria 35 hectares de área verde, equivalente a quatro vezes ao Bryant Park de Manhattan, de mais de 38 mil metros quadrados.

 

Últimas de _legado_O Dia no Coletivo