BRT terá mais 25 veículos até o fim do ano

Afirmação é de diretora do consórcio que participou de debate online promovido pelo DIA

Por O Dia

Com 320 ônibus atualmente, o consórcio BRT deve receber, até o fim do ano mais 25 veículos, para operar nos corredores Transcarioca e Transoeste. A nova aquisição, junto com a instalação de um sistema eletrônico de otimização da frota, visa aliviar a situação de superlotação nos horários de pico.

O anúncio foi feito pela diretora de Relações Institucionais do BRT, Suzy Balloussier, em debate online sobre os Desafios do BRT, promovido, nesta sexta-feira, pelo Observatório da Mobilidade. Pela ferramenta Hangout, Suzy e o engenheiro de Transporte Luis Antonio Lindau, da ONG Embarq Brasil, responderam a questionamentos enviados, por email, por leitores do DIA. A maioria dos questionamentos era sobre a superlotação dos veículos. Participou também do debate Olavo Junior, representando o Programa Diálogo Jovem, projeto da Federação das Empresas de Transporte do Rio de Janeiro (Fetranspor) de relacionamento com o público jovem.

Para o consórcio, aumento da frota e sistema de gestão vão aliviar lotação dos ônibusDivulgação


A diretora do Consórcio BRT contou que a empresa comprou um software da empresa Goal Systems, como antecipou O DIA, para auxiliar na otimização da frota. "Estamos apostando muito nisso. Esse software vai ajudar a gente na gestão da demanda. Acreditamos que, junto com o reforço na frota, isso vai dar um grande salto de qualidade e desafogar o sistema", afirmou Suzy.

O início de operação dos outros dois corredores BRT em construção no Rio, o Transolímpico e o Transbrasil (previstos para 2016 e 2017), e do lote Zero do Transoeste - que vai ligar o Terminal Alvorada à estação do metrô Jardim Oceânico, na Barra da Tjuca - foi apontado por Suzy e Lindau como mais um fator que vai minimizar o aperto nos ônibus.

"Um dos grandes problemas do BRT são as primeiras linhas. Elas são parte de uma rede, que não começa toda ao mesmo tempo. Então, esses ajustes são naturais. Isso aconteceu em todos os BRTs inaugurados no planeta", disse o diretor da Embarq. Ele avalia ainda que não há uma razão ideal entre o número de ônibus e de passageiros e que isso depende de cada sistema e da forma como são operados.

Lindau também ressaltou a importância da mudança de comportamento de motoristas do Rio para evitar acidentes nos corredores BRT. Segundo ele, a travessia irregular de veículos nos corredores tem causado muitos acidentes e têm de ser evitada.

Olavo Junior, do Diálogo Jovem, contou que ouve com frequência reclamações de usuários do BRT sobre a falta de informação adequada sobre as linhas. Suzy respondeu que a empresa está investimento em um novo sistema de sinalização. "Nas próximas semanas, acredito que vamos ter um novo padrão de informação nas estações e terminais do BRT", afirmou Suzy.




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