Programa sustentável reduz emissão de poluentes dos ônibus do Rio de Janeiro

EconomizAR cortou em mais de 1,96 milhão de toneladas de CO2 emitidos na atmosfera. Quantidade representaria seis Florestas da Tijuca

Por O Dia

Rio - Com o programa EconomizAR, que apresentou resultados para uma diminuição de 1,96 milhão de toneladas de emissão de CO2 na atmosfera desde a sua criação em 1997, a Fetranspor venceu o prêmio Ação Ambiental deste ano da Firjan. Hoje, graças a iniciativa, que é uma parceria das empresas Rio Ônibus, Conpet e a Fetranspor, 99,6% da frota estão dentro dos padrões ambientais. Há 18 anos, quando o projeto foi iniciado, metade da frota total havia sido reprovada.

99% da frota dos ônibus do Rio receberam aprovaçãoReprodução

O Programa EconomizAR

O Selo Verde, do programa, foi criado com o objetivo de contribuir para a eficiência e racionalização do uso do óleo diesel no setor de transporte rodoviário no estado do Rio de Janeiro. Em 17 anos, mais de 722 milhões de litros de combustível foram economizados.

“Muitas pessoas falam sobre gestão ambiental apenas pensando no futuro das próximas gerações. Entretanto, os investimentos estão sendo feitos agora e as empresas precisam conciliar os aspectos ecológicos e os aspectos financeiros, e buscar bons resultados nos dois”, afirma a coordenadora de Meio Ambiente da Fetranspor, Christiane Chafim.

Além da redução do CO2 lançado na atmosfera (principal gás causador do efeito estufa), a emissão de material particulado, foi reduzido em cerca de 43 mil toneladas, e demais gases poluentes, bem como redução dos custos operacionais, onde as metas atingidas são a consequência da eficiência energética. Cerca de 196 empresas e uma frota de 22.168 veículos fazem parte do projeto.

Últimas de _legado_O Dia no Coletivo