Confira os trajetos das novas linhas de ônibus do Rio

Pontos de integração das 21 rotas que serão encurtadas ainda não foram divulgados

Por O Dia

RIO - Os itinerários já estão traçados. As cinco novas linhas que cortarão a Zona Sul, dando fim a 33 rotas de ônibus entre outubro e dezembro, já foram definidas pela prefeitura (veja no infográfico abaixo quais serão os caminhos de entrada e saída da região).

Veja como ficam as rotas de ônibus. Clique na imagem acima para ver o infográfico completoArte%3A O Dia

No entanto, os pontos de integração e conexões para quem vem de outras regiões, pelas 21 linhas que serão encurtadas, ainda não foram divulgados. No total, o número de ônibus que circulam pela Zona Sul deve ser reduzido em até um terço.

Para o subsecretário municipal de Planejamento e Transportes, Alexandre Sansão, a mudança sela uma nova era, marcada pela série de transformações no transporte público da Zona Sul carioca, realizada nos últimos anos. “O tráfego de vans diminuiu consideravelmente, e tivemos a implantação do corredor BRS em vários bairros. Continuaremos a investir em infraestrutura e qualificação profissional, mas a racionalização das linhas ônibus e a operação de troncais, sem dúvidas, mudam para sempre a logística da região”, disse.

A ampliação do prazo da conclusão de todas as fases das mudanças — agora anunciado para o primeiro semestre de 2016 — de acordo com Sansão, não afeta o planejamento para os Jogos. “Trabalhamos com alguma folga. Pretendemos entregar todo o projeto antes da Olimpíada”, garantiu.


Últimas de _legado_O Dia no Coletivo