Motoristas de ônibus têm aulas para 'conviver' com ciclistas

Foco é na inauguração de nova ciclovia, com trechos compartilhados com carros, na Zona Sul do Rio

Por O Dia

RIO - Com foco na inauguração da nova ciclovia de Laranjeiras e Cosme Velho, na Zona Sul do Rio, a Universidade Corporativa do Transporte (UCT) reuniu instrutores de diversas empresas municipais e estaduais para mais uma rodada do treinamento Motorista Amigo do Ciclista. A nova rota ciclística, que terá trechos de faixa compartilhada entre bicicletas e demais veiculos, será aberta oficialmente em setembro.

Treinamento para melhorar convivência de ciclistas e motoristas de ônibusCarlo Wrede / Agência O Dia

Os rodoviários assistiram a uma palestra e receberam material com informações de comportamento no trânsito, tipos de ciclovia e vídeos com situações rotineiras entre motoristas de ônibus e ciclistas. "Esse curso tem como objetivo desenvolver atitudes e comportamentos para que haja uma relação sadia no trânsito, com respeito e toda uma formação de cidadania, estabelecida pelo Código de Trânsito. As empresas de ônibus que trabalham na região de Laranjeiras e Cosme Velho estão participando, para que entendam a dinâmica dessas faixas", afirmou Miriam Elias Kalil, instrutora do Curso de Mobilidade Segura por Bicicleta.

Rodoviário da empresa São Silvestre, que tem forte atuação nos bairros da nova faixa para ciclistas, Marcio Castro acredita que disseminar o conhecimento do curso na empresa será uma boa oportunidade, já que os motoristas lidam com ciclistas diariamente. “É legal poder levar essas informações para os motoristas, para que eles tenham uma convivência tranquila com os ciclistas, guardar uma distância segura, preservar a vida e o transporte da cidade”, disse.

Acostumado a dirigir por uma das maiores vias da cidade, a Avenida Brasil, Edvaldo Rodrigues, da Viação Jurema, também comemorou o treinamento. “É um aprendizado que quero passar logo para os nossos motoristas. Eles sabem que o ciclista é mais frágil, que a bicicleta é mais leve. Mas alguns não atentam para as distâncias lateral e frontal. Numa via com a velocidade maior, isso pode provocar uma acidente. Os motoristas precisam ter visão e responsabilidade de cidadão e profissional”, afirmou o instrutor.

Mais de 100 profissionais já passaram pelo treinamento e já começaram a transmitir os ensinamentos para milhares de rodoviários nas garagens.

Últimas de _legado_O Dia no Coletivo