Cúpula de Prefeitos terá Eduardo Paes como anfitrião no dia 9, no Rio

Já o Congresso Internacional Cidades & Transportes será nos dias 10 e 11 de setembro, na Cidade das Artes.

Por O Dia

Rio - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, será o anfitrião da Cúpula de Prefeitos, no dia 9 de setembro, que reunirá gestores que revolucionaram suas cidades, vencendo a burocracia, o pessimismo e a descrença para desenvolver projetos sustentáveis para as cidades. Com o objetivo de pensar e debater coletivamente alternativas viáveis para o futuro das áreas urbanas, a ONG WRI Brasil | EMBARQ Brasil também promove, entre os dias 10 e 11 de setembro, o Congresso Internacional Cidades & Transportes, na Cidade das Artes.

Segundo a diretora da ONG WRI Brasil | Embarq Brasil, Rejane Fernandes, um dos objetivos da Cúpula e do congresso é inspirar os governantes a desenvolver projetos sustentáveis para suas cidades. "Queremos inspirar os atuais prefeitos a pensarem nas cidades para as pessoas. Na Cúpula, vamos trazer ex-prefeitos que fizeram diferenças muito grandes em suas cidades em diversas áreas", afirma Rejane Fernandes.

Ken Livingstone (Londres/ING), Enrique Peñalosa (Bogotá/COL), Mary Jane Ortega (San Fernando/FIL), Jaime Lerner (Curitiba/BR) e Sam Adams (Portland/EUA) são os ex-prefeitos que participarão da Cúpula. Jonas Rabinovitch, conselheiro sênior da ONU para Assuntos Sociais e Econômicos, virá ao Brasil para contar sua experiência sobre governança no Congresso Internacional. A diretora de Transportes, Leah Treat, irá compartilhar seu aprendizado no estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte em Portland.

"Um dos exemplos é o ex-prefeito de Londres, que criou o pedágio urbano para reduzir o tráfego de veículos no centro da cidade e reduzir os engarrafamentos. Era uma medida impopular, no início, mas que, pelos resultados, depois passou a ser aprovada pela maioria. Outro que estará conosco é o Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, que está entre as 25 personalidades do século XX pela revista 'Times' e conhecido por ter implementado o primeiro BRT, que virou modelo para o mundo", conta a diretora da ONG.

A condução e moderação dos debates da Cúpula de Prefeitos ficarão a cargo de Andrew Steer, presidente e CEO do World Resources Institute (WRI), que atuou na área de Mudanças Climáticas do Banco Mundial, onde supervisionou US$ 7 bilhões do Fundo de Investimento Climático.

Congresso terá 31 painéis

O Congresso Internacional Cidades & Transportes reunirá mais de 80 palestrantes de 13 países, entre prefeitos, ex-prefeitos, especialistas internacionais, iniciativa privada e organizações da sociedade civil, na Cidade das Artes. O evento vai contar com 31 painéis e quatro palestras magnas sobre diversos temas. Transporte sustentável, desenvolvimento urbano, planejamento estratégico, mudanças climáticas, governança, tecnologia e filantropia são alguns dos assuntos na pauta dos especialistas nacionais e internacionais.

"No Congresso, vamos reunir palestrantes de 13 países diferentes, como uma comissão de prefeitos do México, da Turquia, China, Índia, Cingapura e Filipinas. Vamos, por exemplo, discutir o marco regulatório para soluções inovadoras de mobilidade. É uma importante discussão principalmente em tempos de impasse entre táxis e Uber. E estão surgindo outras iniciativas diferentes do Uber que também precisam ser consideradas. A Islândia, por exemplo, tem um serviço de agendamento de ônibus por telefone que atende passageiros de porta em porta e já há um grupio no Brasil querendo trazer essa ideia para cá", comenta Rejane Fernandes.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site www.cidadesetransportes.org.

Últimas de _legado_O Dia no Coletivo