O DIA ganha prêmio sobre mobilidade

Reportagem sobre as barcas é premiada na categoria de jornalismo impresso

Por O Dia

Rio - Pelo segundo ano consecutivo, o DIA recebeu o Prêmio Mobilidade Urbana (PMU), promovido pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor). A reportagem “CCR quer abandonar as barcas”, dos jornalistas Daniel Pereira e Nicola Pamplona, foi premiada na categoria “Jornalismo - Mídia Impressa”, com o terceiro lugar na edição de 2015.

O jornalista Daniel Pereira (à direita) recebe o Prêmio de Mobilidade Urbana pela reportagem sobre as barcasDivulgação

Publicada em 26 de março, a reportagem antecipou, com exclusividade, a intenção da concessionária CCR Barcas, responsável pelo transporte aquaviário no Rio, de encerrar o contrato com o governo do estado, sob a alegação de que acumulava um prejuízo financeiro superior a R$ 110 milhões nos últimos dois anos. Outro ponto importante do texto foi o alerta de uma crise de mobilidade urbana, que chegaria a outros modais.

“Esta matéria foi importante porque apontou a falta de segurança jurídica do contrato. Tanto que, meses mais tarde, a informação foi confirmada pelo governo, que já está elaborando um novo edital”, disse Daniel Pereira. Ainda em decorrência da reportagem, o Ministério Público abriu inquérito para investigar se houve irregularidades na questão da compra das novas barcas na China, pelo governo estadual. Caso seja evidenciado que o negócio trouxe prejuízo para os cofres públicos, o ex-secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, poderá responder por improbidade administrativa.

Além do DIA, foram premiadas na categoria Mídia Impressa, a reportagem “Descaso coletivo”, da revista Veja Rio, com o 1º lugar, e a série “Estações fantasma são o terror do Transoeste”, do jornal Extra, em segundo. O PMU premia também projetos em prol da mobilidade urbana.


OS PREMIADOS

Categoria Desenvolvimento Sustentável

1º lugar: : ”PROMOÇÃO DO USO DA BICICLETA NO RIO DE JANEIRO” E É ASSINADO POR ITAÚ/UNIBANCO

2º lugar: PROJETO ECOBIKE COURIER – LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL, DE ENTREGA EXPRESSA SUSTENTÁVEL. REALIZADO POR BIKE PARTICIPAÇÕES LTDA

3º lugar: PROJETO “BICICLETÁRIO – ESTACIONAMENTO PARA BICICLETAS COM VESTIÁRIOS E BANHO”, ASSINADO POR BIKE RIO CAFÉ COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA

 

Categoria Educação e Cultura

1º lugar: “O MUNDO DA VIDA DE MOTORISTAS DE ÔNIBUS; ESTUDO DESCRITIVO”, DE VANESSA CARINE GIL DE ALCÂNTARA. FOI APRESENTADO COMO DISSERTAÇÃO AO MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DO CUIDADO EM SAÚDE DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF).

 

2º lugar: A MONOGRAFIA “CORRELAÇÃO ENTRE MOBILIDADE URBANA E DESIGUALDADE SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO” DE AUTORIA DE MATHEUS CHACUR. O TRABALHO FOI APRESENTADO AO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO, PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE BACHAREL EM ECONOMIA.

 

3º lugar: TRABALHO ACADÊMICO “TRANSPORTE E PLANEJAMENTO: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO LESTE METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO”, APRESENTADO AO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA – CEFET/RJ COMO PARTE DOS REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE BACHAREL EM ENGENHARIA CIVIL. SEU OBJETIVO FOI FAZER DIAGNÓSTICO DA RODOVIIA RJ 104 E AS REGIÕES QUE A CIRCUNDAM, NO QUE SE REFERE A TRANSPORTE.  FOI PROPOSTA SOLUÇÃO DE MODAL DE ALTA CAPACIDADE E, A PARTIR DISTO, ESTUDOU-SE A POSSÍVEL IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA BRT, COM SUGESTÕES DE MELHORIAS PARA GARANTIR O BOM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA. O TRABALHO É DE AUTORIA DE NANNY CAROLINE CUNHA RIBEIRO E  DE RENATA CORRÊA SILVA.

 

Categoria Jornalismo

Subcategoria mídias eletrônicas:

1º lugar: SÉRIE VEICULADA NO RJ TV SEGUNDA EDIÇÃO  COM O TÍTULO“E DEPOIS DOS JOGOS?”, ASSINADA POR PEDRO FIGUEIREDO E COM COAUTORIA DE EDIMILSON ÁVILA, PEDRO BASSAN, LUIZ PAULO MESQUITA, LUIZ BARROSO E TATIANA NEVES

 

2º lugar: A MATÉRIA “A COPA QUE NÃO ACABOU”, ASSINADA PORDIMMI BARBOSA AMORA, SAIU NO SITE DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO.

 

3º lugar: SÉRIE TRENS, APRESENTADA NO BOM DIA RIO, DA TV GLOBO. AUTORIA DE DIEGO HAIDAR, A SÉRIE TEVE COMO COAUTORES MÔNICA DE SÁ BERNARDES, DANIEL MENDONÇA DA SILVA TARGUETA, FRANCISCO POLICARPO DE MENDONÇA, NATHÁLIA MONTEIRO CASTRO E PEDRO HENRIQUE SCHAYJOSKI MACHADO.

 

Subcategoria mídia impressa:

1º lugar: MATÉRIA “DESCASO COLETIVO” PUBLICADA NA REVISTA “VEJA RIO”  ABORDOU CINQUENTA LINHAS DE ÔNIBUS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

 

2º lugar: JORNAL EXTRA – A SÉRIE ‘ESTAÇÕES FANTASMA SÃO O TERROR DO TRANSOESTE”, COMPOSTA POR NOVE MATÉRIAS, QUE FALAM SOBRE O VANDALISMO DE QUE FORAM VÍTIMAS QUATRO ESTAÇÕES DO BRT TRANSOESTE. SÉRIE DO JORNALISTA GERALDO DO CARMO RIBEIRO

 

3º lugar: JORNAL O DIA - “CCR QUER ABANDONAR AS BARCAS”, REPORTAGEM ASSINADA POR DANIEL PEREIRA

 

Categoria Planejamento de Transportes e Tecnologia

1º lugar: “PROJETO BHLS ZONA SUL: RACIONALIZAÇÃO E QUALIDADE PARA O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO”, DO RIO ÔNIBUS. O PROJETO PREVÊ A RACIONALIZAÇÃO DE LINHAS MUNICIPAIS DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO, CRIANDO UM SISTEMA TRONCOALIMENTADO, COM O SECCIONAMENTO OU A ELIMINAÇÃO DE LINHAS SUPERPOSTAS E ALTERAÇÃO DE ITINERÁRIOS DE LINHAS DAS ZONAS NORTE E OESTE QUE CHEGAM ATÉ A ZONA SUL

 

2º lugar: PLANO URBANÍSTICO REGIONAL DE PENDOTIBA - PROJETO VOLTADO PARA A INTEGRAÇÃO ENTRE POLÍTICAS DE TRANSPORTE E DE USO DO SOLO COMO CAMINHO PARA UMA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

 

3º lugar: CASE “LOURDES INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: MAPA VIRTUAL A SERVIÇO DA MOBILIDADE”, QUE SE PROPÕE A SUBSTITUIR O MAPA DE CONTROLE DE FROTA DO 2º TURNO, ANTES EM PAPEL, POR OUTRO, VIRTUAL, AGREGANDO COLETA DE DADOS SOBRE A OPERAÇÃO DOS VEÍCULOS E PERMITINDO SOLUÇÕES MAIS RÁPIDAS E SATISFATÓRIAS PARA OS CLIENTES.

 

Categoria Relacionamento com o Cliente

1º lugar: Viação Ideal - “FERRAMENTA IDEAL ONLINE: MINIMIZANDO O TEMPO DE ESPERA DOS CLIENTES DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS ”, PROJETO VOLTADO PARA A FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES.

 

2º lugar: PROJETO “ATENDIMENTO EXCLUSIVO AOS CLIENTES PCD” DA RIO ITA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ACESSO EXCLUSIVO, COM CADASTRAMENTO PRÉVIO E PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE TEMPO APROXIMADO DE CHEGADA DOS ÔNIBUS, DISPONIBILIDADE DE ELEVADOR, E POSSIBILIDADE DE CONFIRMAÇÃO DE EMBARQUE PARA O MOTORISTA

 

3º lugar: ONG Embarq Brasil - CASE “APLICAÇAO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO QUALIÔNIBUS PARA AVALIAÇÃO ANTES/DEPOIS DA IMPLEMENTAÇÃO DO BRT TRANSCARIOCA”. A EMBARQ BRASIL . A METODOLOGIA ENVOLVE ABRANGENTE AVALIAÇÃO DE VÁRIOS ASPECTOS, PERMITINDO A COMPARAÇÃO E O BENCHMARKING.

 

Homenagens especiais:

PRÊMIO ENTREGUE AOS DESTAQUES, TRAJETÓRIAS, PROJETOS ESPECÍFICOS OU CONJUNTOS DE AÇÕES PRESTADAS E CONTRIBUIÇÕES RELEVANTES PARA CADA UMA DAS ÁREAS CONTEMPLADAS PELO PRÊMIO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; EDUCAÇÃO E CULTURA; JORNALISMO; PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES E TECNOLOGIA; E RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES. TAMBÉM FOI ENTREGUE UM PRÊMIO DE DESTAQUE ESPECIAL, PELA CONTRIBUIÇÃO À MOBILIDADE URBANA COMO UM TODO.

 

Categoria Desenvolvimento Sustentável:

ONG RIO COMO VAMOS 

 

Categoria Educação e Cultura

INSTITUTO JELSON DA COSTA ANTUNES (JCA)

 

Categoria Planejamento de Transportes e Tecnologia

SECRETARIA DE TRANSPORTES DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

 

Categoria Relacionamento com o Cliente

O PROJETO "O EXPLICADOR", DA PREFEITURA DO RIO

 

Categoria Jornalismo

REDE GLOBO DE TELEVISÃO

 

DESTAQUE ESPECIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

Últimas de _legado_O Dia no Coletivo