Embalagens recicláveis voltam a ser aceitas como passagem no BRT

Máquina de troca, que estava em reparo, vai ficar à disposição dos passageiros até 11 de dezembro no Terminal Alvorada

Por O Dia

Rio - Voltou a funcionar ontem no Terminal Alvorada a máquina que troca embalagens recicláveis por cartões de passagem do BRT. Inaugurado no dia 19 de outubro, o equipamento ficou dez dias em operação, mas foi recolhido para passar por reparos técnicos.

No ponto de coleta, os passageiros podem trocar cinco embalagens por um cartão unitário do BRT, que custa R$ 3,40. Para ter direito a uma passagem, o usuário pode trocar cinco latas de alumínio de até 500 ml, cinco garrafas PET de até 3 litros ou cinco recipientes de produtos da Natura, que patrocina a iniciativa. O conjunto de cinco itens pode ser composto por latas, PETs e embalagens Natura ao mesmo tempo. Cada pessoa só pode resgatar dois cartões RioCard por dia.

Máquina troca material reciclável por cartão de passagem no BRTDivulgação

O intuito do projeto, ainda em fase de testes, é que os passageiros tenham facilidade para adquirir a passagem ao mesmo tempo que se conscientizam sobre a importância de reciclar o lixo. A previsão é que o serviço fique à disposição do público até o dia 11 de dezembro, em dias úteis, das 9h às 19h.

Mesmo com uma única embalagem já é possível participar, pois a máquina registra o CPF e o cliente pode retirar um cartão depois, quando atingir a quantidade mínima de cinco embalagens. Após o uso, o cartão pode ser recarregado em outras viagens como Bilhete Único Carioca ou trocado em qualquer bilheteria por R$ 1.

Últimas de _legado_O Dia no Coletivo