Aristóteles Drummond: Um nome para o Arco

Estamos na reta final das obras do Arco Metropolitano

Por O Dia

Rio - Estamos na reta final das obras do Arco Metropolitano, que mudará a vida dos que circulam pela Rodovia Washington Luís, engarrafada todos os dias. É que, com o arco, os caminhões vindos do norte pela Rio-Bahia e do centro – de Minas, em especial –, com destino a São Paulo ou ao Porto de Sepetiba, obrigados a descer até a Avenida Brasil, já congestionada pelo trânsito local, passarão a via direta, com economia para todos. Pronta, promoverá ainda o desenvolvimento de parte da Baixada, recebendo investimentos privados, como é o caso de Queimados com seu distrito industrial.

Uma obra para a qual não devemos deixar de registrar o empenho de dois homens: o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, que, por ela, batalha há mais de dez anos, e o vice-governador e coordenador de obras do estado, Luís Fernando Pezão, que se empenhou pela liberação das obras embargadas, de maneira injustificável, pelos ambientalistas. A rodovia sofreu atraso de mais de dois anos e aumento de custos, mas parece que agora vamos ter o sonho realizado em um ano mais.

Conhecida por Arco Metropolitano, a obra merece um nome, que seja ligado ao progresso do Rio, a uma visão moderna de que a justiça social depende de investimentos sólidos e boas condições na infraestrutura. O nome que ocorre sugerir é o do advogado, empresário e senador pelo antigo Estado do Rio, João Pedro Gouvêa Vieira, pai do presidente da Firjan. João Pedro exerceu o mandato na qualidade de suplente do saudoso senador Vasconcellos Torres, eleito em 1962 pela legenda do antigo PTB.

A memória histórica faz parte da cultura nacional. Não podemos esquecer os que sonharam e lutaram por um país mais rico e mais justo. Quis o destino que esta obra se tornasse realidade, sendo dirigente da entidade representativa da indústria o filho de um lutador pelo Rio, pelo seu polo petroquímico, pela presença da livre empresa nas atividades econômicas. Seria uma homenagem a todos que formam, e formaram, entre os que acreditaram no futuro de nosso estado.

Jornalista

Últimas de _legado_Opinião