Padre Omar: Deus está de olho na gente!

'O medo é importantíssimo para a nossa defesa. É uma sensação que está ligada ao estado de alerta em que nosso organismo se coloca diante do que parece ser uma ameaça'

Por O Dia

Como a gente admira uma pessoa decidida, não é mesmo? Diante das circunstâncias da vida, mesmo as mais controversas, alguém assim parece que respira fundo e simplesmente toma a sua decisão...O interessante é que nos deixa a sensação de que, para agir desse modo, não sente nenhum tipo de medo, não é assolado por qualquer dúvida. Mas será que isso é possível?

Padre Omar é o Reitor do Santuário do Cristo RedentorMaíra Coelho / Agência O Dia

O medo é importantíssimo para a nossa defesa. É uma sensação que está ligada ao estado de alerta em que nosso organismo se coloca diante do que parece ser uma ameaça. Ou seja, é normal sentir medo. E qualquer incerteza nos leva a temer mesmo. Só que às vezes sentimos isso com mais intensidade, ao ponto de ficarmos até paralisados, sem conseguir reagir ou tomar decisão. Por isso é tão importante rezar a Oração da Paz, conhecida como Oração de São Francisco, pedindo: “Onde houver dúvida, que eu leve a fé”

Sim, é a fé que nos ajuda a eliminar as dúvidas, porque ela é “o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê” (Hb 11,1), como ensina a Sagrada Escritura. Enquanto a dúvida, conforme a definição que encontramos nos dicionários, é “incerteza, vacilação sobre a realidade de um fato ou hesitação em tomar uma decisão ou partido entre diversas opiniões”. Ou seja, a fé nos faz ter esperança sobre realidades que ainda não se concretizaram, que não estão diante de nossos olhos. Ela nos faz crer até mesmo no impossível, porque uma pessoa de fé constata, inclusive nos detalhes da sua vida, que para Deus nada é inatingível!

Então, cientes de que em momentos de dúvida não podemos ficar paralisados sem decidir o que fazer, devemos nos lançar em Deus. Porque o Senhor nos ilumina e mostra a direção. Deus cuida de mim. Deus cuidade você. Ele cuida de nós! E seu zelo por tudo que diz respeito à nossa vida é enorme! Veja o que a Bíblia nos diz: “Sim, não dorme nem cochila o guarda de Israel. Javé guarda você sob a sua sombra, ele está à sua direita. De dia o sol não ferirá você, nem a lua de noite.

Javé guarda você de todo o mal, ele guarda a sua vida. Javé guarda suas entradas e saídas, desde agora e para sempre” (Sl 121,4-8). Deus está de olho na gente! Está ao nosso redor. E não permite que mal algum nos atinja. Mesmo quando há coisas que nos surpreendem, mais tarde notamos que daquilo que nos pareceu ruim Deus tira um bem maior, não é verdade? Porque o Senhor quer a nossa felicidade! Ele não desiste de nós!

Reconhecer que somos preciosos para Deus, que cuida de nós o tempo todo com amor, precisa ser ponto de partida para trabalharmos, no nosso interior, as questões que surgem e a que precisamos responder... Onde, dentro de mim, houver incerteza, que eu permita que a fé germine certeza!Que ela, que é um dom, tenha raízes em mim para, em meio a tudo o que for difícil e até contrário à minha compreensão, que eu possa dar frutos, por estar em Deus. Eu quero que a consciência da presença do Senhor na minha vida encha o meu existir de esperança. E você, topa vencer a dúvida pela fé? “Tamu” junto!

Últimas de _legado_Opinião