Maíra Blasi: Querem saber da sua vida

O conhecimento do comportamento humano se tornou fator decisivo na tomada de decisão na maioria das empresas

Por O Dia

Rio - Com o passar dos anos e com o desenvolvimento da sociedade, o conhecimento do comportamento humano se tornou fator decisivo na tomada de decisão na maioria das empresas. A área de Recursos Humanos quer entender melhor seus funcionários para reter e garantir a satisfação no ambiente de trabalho.

Já o marketing quer entender seus clientes para vender mais e ser mais relevante. As empresas não querem somente oferecer o produto certo, na hora certa e para a pessoa certa; elas querem tocar o coração de seus funcionários e consumidores.

Organizações de todo o mundo estão investindo milhões para te conhecer melhor. Querem saber suas preferências e até seus sonhos! E você? O que sabe de si mesmo? Tenho conversado com pessoas de diferentes universos e percebo o quanto pouquíssimas investem ou têm interesse em autoconhecimento.

Alguns, por falta de informação e orientação; outros, por falta de iniciativa própria e interesse genuíno em se compreender e ser uma pessoa melhor. Muitos falam em amar e ajudar o próximo, mas você não estará apto a fazer algo por alguém se não consegue fazer por si mesmo. 

Você é a pessoa que um dia desejou ser? O que falta para isso? Quando foi a última vez que refletiu sobre sua vida? Que planos traçou para os próximos cinco anos? É importante identificar se você está vivendo seu próprio plano ou se faz parte dos planos de alguém.

Podemos começar com pequenos questionamentos: você fez uma determinada formação pois seus pais queriam? Está juntando dinheiro para comprar um apartamento ou fazer uma viagem que na verdade é desejo do seu cônjuge ou de amigos? 

Todos nós já temos as respostas consciente ou inconscientemente, e é sabido que somente nós mesmos podemos decidir fazer de hoje um dia produtivo que nos proporcionará autoconhecimento e nos deixará próximo da realização dos nossos sonhos! 

Caso acredite que não encontrará as respostas sozinho, existem profissionais, como psicólogos e coachings, aptos a te auxiliar nessa busca. É tempo de ser quem você deseja ser!

Maíra Blasi é especialista em marketing e vendas

Últimas de _legado_Opinião