João Pedro Roriz: O processo eleitoral como prática pedagógica

Lições sobre cidadania nas escolas são fundamentais para o desenvolvimento intelectual e moral dos alunos

Por O Dia

Rio - Lições sobre cidadania nas escolas são fundamentais para o desenvolvimento intelectual e moral dos alunos. Além das matérias escolares, a valorização dos bons costumes, o desenvolvimento do poder de opinião, protagonismo, ética, moral, etiqueta e respeito ao próximo são temas referenciais em uma boa escola.

Exercícios de cidadania devem ser realizados pelos estudantes de forma prática no dia a dia com a supervisão de um coordenador pedagógico proativo e criativo e que esteja disposto a promover atividades dinâmicas, divertidas e elucidativas.

Até as escolas voltadas exclusivamente para o vestibular sabem que, hoje em dia, para obter aprovação, os alunos precisam demonstrar que estão atentos às notícias. O professor precisa estar alerta a essa demanda e aproveitar eventos atuais — como as eleições — para ilustrar suas matérias.

É possível observar campanhas de conscientização nas escolas em épocas de eleição, mas na maioria dos casos esse projeto não passa de uma visão pouco aprofundada do tema, baseada apenas nas lições práticas sobre o uso da urna eletrônica e abordagens teóricas sobre a importância do voto. Eleição também é tema fundamental para o desenvolvimento de um conceito sobre coletividade, direitos e deveres, desenvolvimento, leis, cultura e semiologia.

A importância do período eleitoral, os tipos de governo, os sistemas de governo, as necessidades urgentes da população, o desenvolvimento de um país, a história de cada partido e a evolução do processo eleitoral são assuntos pertinentes ao professor de História. Pesquisas, exercício sobre percentual, fração e estatística já são assuntos que podem ser explorados pela Matemática. A semiologia da informação, conotação e denotação e análise dos discursos podem, por sua vez, ser explorados pelo professor de Língua Portuguesa.

O processo eleitoral e seus princípios também podem ser colocados em prática através do processo de seleção de um líder de turma. Conscientização sobre a importância do grêmio e a realização de debates sobre temas fundamentais para o melhor desenvolvimento da comunidade escolar são movimentos que denotam a importância do protagonismo estudantil e da democracia para o desenvolvimento do país.

João Pedro Roriz é escritor e arte-educador

Últimas de _legado_Opinião