Cleber Pinto e Sandro Xavier: Contrabando, mal à saúde

O Brasil convive há alguns anos com o problema da venda ilegal de cigarros produzidos no Paraguai

Por O Dia

Rio - O contrabando é uma das modalidades criminosas mais nocivas que um país pode enfrentar. Essa prática afeta de forma silenciosa a vida de milhões de pessoas, pois tem influência negativa em diversas áreas como perda de empregos, abala a estrutura da indústria nacional, além de um fator muitas vezes esquecido pelos brasileiros: há um grande impacto na saúde da população.

O Brasil convive há alguns anos com o problema da venda ilegal de cigarros produzidos no Paraguai. Atualmente, cerca de 30% do mercado brasileiro de cigarros é dominado por marcas importadas ilegalmente do país vizinho, o que aumenta radicalmente os riscos do tabagismo. Um estudo que vem sendo realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desde 2012, e que teve como base cigarros apreendidos em operações da Receita Federal, apontou que todas as 18 marcas analisadas apresentaram concentração elevada de dez metais como cobre, manganês e zinco.

Para se ter uma ideia do problema, os níveis de cromo, cádmio, níquel e chumbo (metais que possuem alto potencial cancerígeno) encontrados nesses cigarros eram até 11 vezes superiores aos verificados em estudos similares realizados em países como Estados Unidos, Reino Unido e China. Esse resultado pode estar associado ao uso intensivo de fertilizantes que contenham essas substâncias, ou ainda ao processo de fabricação com matérias-primas inadequadas e em ambientes sem nenhuma higiene.

Uma das marcas analisadas, que corresponde a aproximadamente 13% das apreensões no Brasil, apresentou níveis de cromo muito superiores a qualquer estudo já realizado. O cromo é um dos possíveis responsáveis por problemas como dificuldade de respiração, tosse, formação de úlceras, bronquite crônica, diminuição da função dos pulmões, pneumonia e até mesmo alguns tipos de câncer.

Essa pesquisa reforça a importância de que haja um rigoroso controle sanitário, uma atuação constante das autoridades regulatórias que é fundamental para garantir a saúde dos brasileiros.


Últimas de _legado_Opinião