Gustavo Tutuca: A água nossa de cada dia

O Estado do Rio de Janeiro, que pode sofrer as consequências da seca paulista, possui o maior consumo por pessoa do país

Por O Dia

Rio - A grave estiagem pela qual o Estado de São Paulo vem passando tem feito com que o consumo responsável da água esteja na pauta. O tema, no entanto, merece ser constante em nossa sociedade, principalmente nos bancos das escolas, pois o consumo de água passa por uma questão cultural, de formação.

O Estado do Rio de Janeiro, que pode sofrer as consequências da seca paulista, possui o maior consumo por pessoa do país. São 244,1 litros por dia, enquanto a média nacional é de 167,5 litros e a Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que 110 litros são o suficiente para atender às necessidades humanas.

Com o intuito de reduzir o consumo individual de água tratada, o Rio de Janeiro agora possui um Programa de Consumo Responsável, criado pela Lei 6.879/14, de minha autoria. Apesar da necessidade imediata do uso responsável da água, o projeto tem como principal objetivo o médio e longo prazos, através da reeducação de nossa população, que tem que ter consciência da importância dos recursos hídricos. O curto prazo, no entanto, não é esquecido, pois a legislação abre a possibilidade de se oferecer estímulos financeiros, através de descontos, a quem obtiver uma comprovada redução no consumo.

Não podemos correr o risco de ver o tema deixar as manchetes dos jornais — espero que o mais rapidamente possível — sem que realizemos um trabalho sério de mudança de hábitos. E, para que isto ocorra de forma sustentável, o trabalho com jovens e crianças é fundamental, pois nesta fase da vida as pessoas ainda estão moldando seus hábitos.

Aliado ao trabalho de educação, é fundamental que também sejam adotadas medidas práticas, como o estímulo e apoio, por exemplo, ao reuso da água da chuva ou de piscinas para a limpeza de pisos e para regar as plantas. O governo deve fazer sua parte para que o tema deixe de ser uma questão apenas de seus dirigentes, mas uma responsabilidade de toda a sociedade. Afinal, todos consumimos e precisamos de água.

Gustavo Tutuca é deputado estadual do PMDB

Últimas de _legado_Opinião