Padre Omar: Aprender a responder

Eu e você somos pessoas únicas, “irrepetíveis”, com características que só nós temos

Por O Dia

Rio - Diante de um cenário tão competitivo no mercado de trabalho, temos a sensação de que somos apenas mais um número nas estatísticas, não é verdade? Parece que todos estão mais bem preparados e/ou atualizados do que nós e até mesmo que o ofício que executamos pode ser igualmente bem desempenhado por qualquer outra pessoa. Mas, conforme nosso chamado cristão, isso não é bem assim!

Eu e você somos pessoas únicas, “irrepetíveis”, com características que só nós temos. Nossas digitais são prova disso! E a nossa composição, como indivíduos, une genética à história de vida e de fé para nos revelar ao mundo. Essa linda verdade afirma que, de fato, ninguém é capaz de realizar o que quer que seja como nós. Outra pessoa pode até fazer algo tão bem quanto eu e você o faríamos, mas nunca do mesmo jeito, nem com os mesmos objetivos e propósitos.

Sabe por quê? Porque o que Deus confia a mim e a você se não for realizado por nós não o será, da mesma maneira, por mais ninguém! Ele conta com a nossa colaboração! A liturgia deste domingo ajuda a refletir sobre isso ao narrar o momento em que Jesus vê os pescadores Simão e André, Tiago e João, e, então, os convida: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens” (Mc 1, 17b)

Precisamos aprender a responder a esse convite... Ora, os quatro homens são uma espécie de parábola viva: sua profissão é símbolo da realidade do Reino à qual eles estão sendo convidados. É como se Jesus tivesse dito a cada um: “Se você sabe pescar e pesca bem, use o seu talento para o Reino de Deus”. E Ele repete isso constantemente: “Se você é taxista, use o seu talento para o Reino de Deus”. Se é médico, engenheiro, faxineiro, professor, jornalista, lixeiro, contador, psicólogo, nutricionista, designer, porteiro use o seu talento para o Reino de Deus. Seja qual for o seu trabalho de cada dia, ele te dá a maravilhosa oportunidade de realizar a missão exclusiva que Deus confiou a você.

Eu estou disposto a responder a esse chamado com a minha vida. E você? “Tamu” junto!

Padre Omar é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado. Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com. Acesse também www.padreomar.com e www.facebook.com/padreomarraposo

Últimas de _legado_Opinião