Por felipe.martins

Rio - Ao olhar o cenário social no Brasil de hoje, nós deparamos com uma série de questões bastante sérias. E, a despeito de tantos escândalos que desvelam uma quantidade significativa de pessoas tirando proveito de práticas pouco transparentes ou legais, existem pessoas dedicadas a usar seus talentos, sua criatividade, seu compromisso e sua determinação para transformar socialmente este país.

“Investir em ideias que transformam o Brasil” é o slogan da BrazilFoundation, ou seja, nossa vocação é mobilizar pessoas a investir em lideranças e organizações sociais que promovem justiça social, igualdade e oportunidade para todos os brasileiros. E fazemos isto pelo estímulo à criação de uma cultura de filantropia de transformação social, ou seja, fazemos a ponte entre pessoas que querem investir em organizações que se dedicam a fazer diferença na vida de milhares de outras pessoas.

Neste caminho, a BrazilFoundation encontrou o Instituto BMF&Bovespa, que, por sua vez, criou em 2003 a BVSA (Bolsa de Valores Socioambiental), cuja missão é mobilizar indivíduos a investir em organizações sociais sérias e com práticas transparentes de gestão por meio de uma plataforma virtual que simula o modelo de uma bolsa de valores.

Descobrimos que estávamos buscando as mesmas coisas: criar a cultura de que uma filantropia de transformação social é estratégica e acreditar no poder de organizações inovadoras, criativas e que conhecem, como ninguém, a realidade e as soluções existentes para comunidades de todos os estados brasileiros.

É com um enorme orgulho e com grande satisfação que as duas organizações resolveram abrir suas mentes e ousar na criação uma joint-venture social — iniciativa inédita que une o que de melhor as duas organizações sabem fazer sem que, contudo, nenhuma perca sua identidade. Como resultado, temos organizações sociais apoiadas em ciclo consecutivo de dois anos porque juntas aumentamos nossa capilaridade e o impacto de nossa iniciativa.

Monica de Roure é vice-presidenta e diretora- executiva da BrazilFoundation

Você pode gostar