Thiago Pampolha: Atenção à água

O Estado do Rio atravessa a mais severa estiagem em 84 anos

Por O Dia

Rio - A natureza começou a cobrar a conta. O Estado do Rio atravessa a mais severa estiagem em 84 anos. Nossos reservatórios tiveram pequena recuperação recentemente, mas o momento ainda é de atenção: em março de 2014, a média de volume útil era de 41,8%. Este ano, é de 11,6%. Todo período de crise é decisivo para reavaliarmos hábitos e comportamentos; assim, temos agora a oportunidade de repensar nossa relação com os recursos hídricos e rever nossas atitudes.

Mas será que estamos fazendo nossa parte? Em pesquisa da UniCarioca com 681 entrevistados, 31% disseram ter começado a economizar. Entretanto, 65% admitiram que tentam poupar, mas não conseguem. Entre eles, alguns começam e param (24%), outros não mantêm o comportamento aprendido (24%), e há um grupo que continua a gastar sem se preocupar (17%).

Construir consciência ambiental é tarefa difícil, principalmente para nossa sociedade, que tem longo histórico de descaso com os recursos naturais. Alguns países adotaram estratégias para lidar com a crise, como a busca de fontes renováveis de energia, reúso ou dessalinização da água e proteção de mananciais. Ainda estamos bem atrasados nesse campo, mas, para além dessas ações, existem pequenas atitudes que podem transformar essa realidade. Manter a torneira fechada ao escovar os dentes, reduzir o tempo de banho e usar a vassoura no lugar da mangueira são exemplos de como podemos agir de forma sustentável.

Trazer esse debate para cada vez mais perto da população é uma forma importante de conscientização. Pessoas preparadas têm condições de identificar as empresas que respeitam o meio ambiente, que visam ao desenvolvimento econômico sem comprometer o futuro das próximas gerações, e cobrar do poder público ações adequadas. A população consciente tem muito mais chances de reconhecer e optar pelo melhor para si, para os outros e para o planeta. Por isso o esforço conjunto do poder público e da sociedade é fundamental para encontrarmos soluções criativas, inovadoras e ecologicamente sustentáveis.

Thiago Pampolha é deputado estadual pelo PTC

Últimas de _legado_Opinião