Patrícia Dalpra: Medina e Lemann

Na edição de 16 de abril, a Revista ‘Time’ divulgou a lista anual das 100 pessoas mais influentes do mundo

Por O Dia

Rio - Na edição de 16 de abril, a Revista ‘Time’ divulgou a lista anual das 100 pessoas mais influentes do mundo. Tivemos como destaque a presença dos brasileiros Gabriel Medina e Jorge Paulo Lemann, dois profissionais com características bastante diferentes, mas que possuem, em comum, a perfeita administração de suas marcas pessoais e de suas carreiras.

Resultado disso é que, na lista da ‘Time’, onde estão reunidos os grandes nomes do ano em cinco categorias com diferentes graus de relevância (Titãs, Pioneiros, Artistas, Líderes e Ícones), o surfista brasileiro Gabriel Medina aparece entre os ‘Ícones’, e o empresário Jorge Paulo Lemann está presente na lista de ‘Titãs’.

Mas o que faz com que um jovem atleta, de apenas 21 anos, e um experiente empresário, com 75 anos, com características e idades tão distintas, se destaquem entre as 100 pessoas mais influentes do mundo?

Apesar de atuarem em áreas completamente distintas, os dois brasileiros tiveram seus principais atributos, já presentes em sua personalidade, identificados e consolidados dia após dia, fazendo com que a percepção de suas imagens e a consolidação da reputação de suas marcas pessoais fossem reforçadas. Assim, quando as pessoas pensarem em marcas influenciadoras, dentre vários nomes, os seus serão os primeiros que virão na mente das pessoas.

O Personal Branding, ou a marca pessoal, cresce como uma pérola dentro de uma ostra, construída através de camadas que estão relacionadas com o comportamento natural e o tratamento com outras pessoas. É uma mistura de imagem, identidade e reputação que, combinadas entre si, criam percepções claras, coerentes e consistentes em relação ao outro.

Isso mostra como o Personal Branding não está relacionado apenas à fama. Está ligada ao nome, à imagem e a influência que a pessoa exerce no ambiente em que está inserido. E, melhor ainda, quando as linhas deste ambiente se extrapolam e ganham reconhecimento mundial, como aconteceu com os nossos representantes brasileiros.

Patrícia Dalpra é diretora da PD Gestão de Imagem e Carreira

Últimas de _legado_Opinião