João Tancredo e Maria Isabel Tancredo: Brasil ‘Padrão Fifa’

Educação, Saúde, transporte e moradia ‘Padrão Fifa’ são aqueles que buscam o melhor interesse de empresas

Por O Dia

Rio - A recente ‘explosão’ do escândalo na Fifa deu início a série de debates sobre a integridade do órgão e abriu espaço para necessárias críticas ao seu modelo de atuação. O propalado ‘Padrão Fifa’ foi posto em xeque.

Nas manifestações de junho de 2013, a população foi às ruas, e o “Não vai ter Copa” predominou, pois a reivindicação era para que se utilizassem recursos na busca por melhorias de fato, para além de projetos focados no evento. Pelo país, pedia-se o ‘Padrão Fifa’ para hospitais, escolas, transporte. Hoje, porém, devemos questionar esse padrão, tido como exemplo e tão almejado.

Começando pela construção dos estádios, o modelo da Fifa gerou oito mortes por acidente em todo o Brasil. No Catar, onde seria realizada a Copa de 2022, já são 1.200 óbitos. Muito se falou como o evento tornava o futebol, importante elemento da cultura popular brasileira, num espetáculo da elite. Não é difícil perceber esse entendimento se observarmos os valores cobrados pelos ingressos: ver a final custou até R$ 1.980. Outro legado que chegou a poucos foram as mudanças no transporte nas sedes. O que vimos (e ainda vemos no Rio por conta da Olimpíada) foi o desenvolvimento de projetos para locais turísticos, pensados mais a partir da urgência do que da eficiência em benefício da sociedade.

Educação, Saúde, transporte e moradia ‘Padrão Fifa’ são aqueles que buscam o melhor interesse de empresas e patrocinadores, impondo a repressão dos divergentes, preços que impossibilitam o acesso da população pobre e projetos voltados para os pontos nobres, excluindo as favelas com o recurso das remoções indiscriminadas. Tudo isso acompanhado pela corrupção.

Que o Brasil adote outro padrão, o do respeito à dignidade humana e de garantia de direitos à população. Que sejamos um país que grite pela liberdade dos 23 presos políticos que ousaram lutar por melhores legados e maiores sonhos para o povo brasileiro.

João Tancredo é advogado especializado em respons. civil
Maria Isabel Tancredo é acadêmica em Direito

Últimas de _legado_Opinião