Manutenção de vetos será vital ao país

São medidas um tanto amargas, porém necessárias para que o Brasil saia da crise e da inércia — mas não devem ser as únicas

Por O Dia

Rio - A semana foi de vitória do governo no Congresso, onde foram mantidos os vetos a itens vitais para o ajuste fiscal. Ainda que o escore tenha sido parelho, em alguns casos contando diferença ínfima de meia dúzia de votos — o que evidenciou a persistente ‘rebeldia’ da ‘base aliada’ —, prevaleceu o bom senso. São medidas um tanto amargas, porém necessárias para que o Brasil saia da crise e da inércia — mas não devem ser as únicas.

É preciso admitir que a derrubada dos vetos não tinha argumentos de todo injustos. Afinal, servidores do Judiciário e aposentados que ganham acima do mínimo têm direito a reivindicar aumentos — ainda mais em tempos de inflação alta.

O governo, porém, pediu sacrifícios, e alguns deles foram impostos pelos vetos. Faz parte do jogo. Será injusto, no entanto, que só a população pague o preço. À anunciada redução de ministérios e cargos pela União devem se somar medidas de cortes de custos e incremento do investimento, para que todos ajudem a vencer a crise.

Últimas de _legado_Opinião