Editorial: Agressão exibe série de erros

Só a ignorância explica a estupidez de aplaudir agressões covardes a profissionais que trabalham honestamente

Por O Dia

Rio - Episódio estarrecedor que no primeiro momento ratificou a brutalidade da violência urbana no Rio, a agressão ao repórter-fotográfico Márcio Mercante, do DIA, revelou ainda duas questões graves. Não há como entender por que o criminoso que o atirou muro abaixo no Arpoador continua em liberdade, mesmo com passagens pela polícia, e com que intuito pessoas, comentando a notícia nas redes sociais, comemoraram o fato de um jornalista ter saído ferido.

A primeira questão decorre de leituras equivocadas — lesão corporal no lugar de tentativa de homicídio — e do desequilíbrio do sistema penal. Muitos estão presos sem o merecer, e tantos outros gozam de liberdade quando deveriam estar na cadeia. Para tal, existem soluções.

Mas, para o outro quesito, teme-se estar em ponto irreversível. O DIA continuará informando, em defesa da democracia e do estado e contra a ignorância. Porque só esta explica a estupidez de aplaudir, a despeito do contexto, agressões covardes a profissionais que trabalham honestamente.

Últimas de _legado_Opinião