Luis Pimentel: Tem de um tudo

Na folia, amizades se formam e casamentos acabam entre o refrão do Bola Preta e o carro-pipa do Barbas

Por O Dia

Rio - O Carnaval já está nas ruas do Rio. Ainda é possível acompanhar alguns blocos; outros se tornaram impraticáveis, por vários motivos. Consegui rever Imprensa Que Eu Gamo, em mais um desfile bonito e bacana em Laranjeiras. Como o bloco foi fundado e ainda é comandado por jornalistas, e muitos ainda o frequentam, pude reencontrar colegas de redações por onde passei ou de outras folias. No Carnaval, como diria minha mãe, tem de um tudo.

Tem “Zumbi no repique, grega dando chilique e índio de esparadrapo”, como no samba da dupla Bosco e Blanc. É aquele momento “onde o povo toma pileques de ilusão”, nos versos de Drummond. Amizades se formam e casamentos acabam entre o refrão do Bola Preta e o carro-pipa do Barbas. Gosto do clima e, especialmente, dos tipos.

Como na história que já contei, mas adoro recontar, daquele folião que chegou no bar Bip-Bip, em Copacabana, e puxou uma cadeira. Arrasado, depois de “três dias de folia e brincadeira”, despejou os cotovelos sobre a mesa e grunhiu: – Uma cerveja, estupidamente gelada.
Alfredo, dono do estabelecimento, grunhiu mais alto:
– Só tem quente.
– Serve – gemeu o folião, caindo imediatamente num pranto de derrubar encostas. Tão sincero que até o Alfredo se comoveu:
– Que foi, querido?

Acarinhado, o sujeito abriu o verbo:
– Você sabe o que é ter um amor, meu senhor, ter loucura por uma mulher, e depois encontrar esse amor, meu senhor, nos braços de um motorista de ônibus?

Corno no recolher das cinzas é comum, mas plagiando Lupicínio Rodrigues não é a toda hora que se encontra.

Alfredo tentou ajudar:
– Qual é a linha?
– Nenhuma. Piranha da pior espécie.
– Estou falando do Ricardão. Qual é a linha que ele pilota?
– 161, Glória-Leblon, via Jóquei.

O comerciante enxugou uma lágrima discreta:
– É duro mesmo. Sei o que você está passando. Se pelo menos a vadia tivesse escolhido um motorista do 162, que é via Copacabana... Pois é, no Carnaval tem de um tudo.

E-mail: luispime@gmail.com

Últimas de _legado_Opinião