Por thiago.antunes

Rio - Em menos de uma hora, três ocorrências de assaltos contra turistas foram registradas na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) nesta sexta-feira. O aumento da violência contra estrangeiros preocupa a polícia, por causa da aproximação de grandes eventos internacionais na cidade, como a Jornada Mundial da Juventude e Copa das Confederações.

Só em janeiro, ocorreram 383 ataques a turistas (média de 12 por dia), 6,4 % a mais que janeiro de 2012 e 52,5% superior ao mesmo período em 2011.

O turista alemão Frank Daniel Baijaim, de 25 anos, foi baleado no início da tarde desta sextana Favela da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul, onde tinha ido passear em companhia de um amigo, também alemão, depois de ter visitado o monumento do Cristo Redentor.

Frank foi internado em estado grave no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, onde passou por quatro horas de cirurgia. De acordo com nota da Secretaria Municipal de Saúde, ele teve o tórax e o fígado perfurados.

A Rocinha%2C em São Conrado%2C foi ocupada por forças de segurança em 2011%2C e a UPP%2C inaugurada há oito meses%3A clima ainda é tenso na comunidadePaulo Araújo / Agência O Dia

A Rocinha foi ocupada por forças de segurança em 2011 e a uma Unidade de Polícia Pacificadora foi instalada no local há oito meses.

Segundo policiais da UPP que socorreram o jovem, por volta de 13h, os dois amigos entraram num beco paralelo à Rua Dois, na localidade conhecida como Roupa Suja, quando, segundo o amigo da vítima, teriam avistado um homem armado. Assustados, eles correram em direção à saída da viela por uma escadaria, momento em que o desconhecido fez o disparo contra os dois. O atirador fugiu.

Na porta do hospital, um dos médicos que operou o rapaz disse que o procedimento foi complicado, mas que o paciente, encaminhado ao setor pós-operatório da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no início da noite, havia ‘resistido bem à operação’.

Policiais da Deat estiveram no hospital, mas, devido à gravidade das lesões, não conseguiram ouvir Frank. Em nota, a assessoria de imprensa das UPPs informou que ‘as circunstâncias e autoria do crime estão sendo apuradas’.

A UPP Rocinha tem 310 policiais. Eles são responsáveis por uma área de 880 mil metros quadrados, onde moram cerca de 70 mil pessoas. Roupa Suja, também chamada de Morro da Alegria, fica em cima do túnel Zuzu Angel.

Moradores frequentemente relatam a presença de homens armados no local, que é tomado por lixo e matagais. O clima era tenso na região nesta sexta.

Você pode gostar