Por tamyres.matos

Rio -  A partir de agora fica dispensada a necessidade de se registrar em cartório os contratos de leasing de veículos em todo o estado do Rio de Janeiro. A determinação é da lei nº 6456, de autoria do deputado Dionísio Lins (PP), sancionada pelo governador Sérgio Cabral. Segundo o parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Transporte da Casa, a finalidade é a de proteger o bolso do consumidor na hora da compra de um veículo financiado.

A iniciativa, segundo Dionísio, deu-se pelo fato de inúmeros consumidores reclamarem que além de terem que pagar o financiamento de seus veículos eram obrigados a desembolsar ao final do contrato, mais uma taxa para o pagamento do gravame em cartório, o que, segundo ele, causa grande constrangimento aos proprietários, bem como ser no mínimo imoral.

"A razão venceu a emoção. Quem sai ganhando com isso somos nós, consumidores, que ficamos desobrigados de efetuar o pagamento de taxas que podem chegar a R$ 500. A partir de agora os proprietários de veículos automotores vão poder requerer a dispensa do registro em cartório junto ao Detran, sem nenhum tipo de gasto", explicou.

Você pode gostar