Manifestação desta quinta-feira deve reunir mais de 100 mil pessoas no Centro

Protesto está previsto para sair às 17h, da Candelária. Também estão previstos atos no Maracanã, onde Espanha e Taiti se enfrentam, às 16h

Por O Dia

Rio - O Centro do Rio será palco, nesta quinta-feira, de mais uma manifestação contra o aumento da passagem de ônibus, gastos com a Copa do Mundo e outras reivindicações sociais. O protesto, que deve reunir mais de 100 mil pessoas, está previsto para sair da Candelária, às 17h.

Grades foram instaladas no entorno do Palácio GuanabaraSeverino Silva / Agência O Dia

Os manifestantes planejam marchar rumo à prefeitura e ao Palácio Guanabara. Também estão previstos atos no Maracanã, onde Espanha e Taiti se enfrentam, às 16h, pela Copa das Confederações.

Por conta da partida, o prefeito Eduardo Paes decretou feriado escolar na Grande Tijuca e em bairros da Região Central nesta quinta. O objetivo é diminuir a circulação de veículos nas proximidades do Maracanã, que terá o entorno totalmente interditado ao trânsito a partir do meio-dia.

Lojas com proteção na Presidente VargasAlessandro Costa / Agência O Dia

Com receio da minoria que tem promovido vandalismo no fim das manifestações, muitos comerciantes vão fechar suas lojas mais cedo, e alguns colocaram tapumes, protegendo vidros e portas. Na Avenida Presidente Vargas, o Banco Central, a Anac e a Oi já isolaram suas fachadas com estruturas de madeiras e aço. Grades também foram colocadas no entorno do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul.

Interdições

A circulação de veículos está proibida nas seguintes vias: Rua Prof. Eurico Rabelo; Rua Visconde de Itamarati; Rua Isidro de Figueiredo; Rua Artur Menezes; Rua Conselheiro Olegário. Quatro horas do jogo as seguintes vias serão fechadas: Av. Radial Oeste (Av. Pres. Castelo Branco) sentido Centro; Av. Maracanã em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã; Viaduto Oduvaldo Cozzi; Viaduto de São Cristóvão; Av. Prof. Manoel de Abreu em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã; Rua Mata Machado; Radialista Waldir Amaral.

Entorno do Maracanã

Não será permitido o estacionamento de veículos nas ruas próximas ao Maracanã e a prefeitura não disponibilizará estacionamentos para a partida, assim como não haverá nenhum tipo de transporte especial. Metrô e trem são as melhores alternativas para os torcedores.

Quem optar pelo Metrô, deve ter atenção ao ingresso: Portadores de entrada azul ou amarela para as entradas A, B e C (rampa da UERJ e Rua Eurico Rabelo) devem utilizar preferencialmente a Estação Maracanã; Portadores de ingresso vermelho para a entrada D (rampa do Bellini) devem utilizar preferencialmente a Estação São Francisco Xavier; Portadores de ingresso verde para as entradas E e F (Rua Mata Machado) devem utilizar preferencialmente a Estação São Cristóvão.

Para quem optar pelos trens, o desembarque deverá ser feito na Estação São Cristóvão. A Estação Maracanã (Derby Club) da Supervia estará fechada.

Gratuidade

Os usuários do metrô e trem que seguirem para o jogo no Maracanã terão gratuidade na passagem a partir das 12h, mediante apresentação do ingresso da partida. A gratuidade não é válida para o sistema de ônibus.

A gratuidade será válida apenas nas estações de metrô de São Francisco Xavier, São Cristóvão e Maracanã até duas horas após o término da partida, e na estação de trem de São Cristóvão, também mediante a apresentação do ingresso.

A transferência entre as linhas 1 e 2 será no trecho entre as estações Central e Botafogo.

Últimas de Rio De Janeiro