'Esquenta' da Jornada vai ter samba e quadrilha

De quarta a domingo, estrangeiros serão recebidos com festa, música e oração nas paróquias durante a Semana Missionária

Por O Dia

Rio - O ‘esquenta’ para a Jornada Mundial da Juventude começa esta semana e terá samba, visita a hospitais e muita oração. Evento exclusivo para estrangeiros, a Semana Missionária começa amanhã e vai até domingo, dia 21. Todas as cidades do Brasil, exceto a capital carioca, vão receber peregrinos que já desembarcam no país.

Também conhecida como pré-jornada, a Semana Missionária é uma preparação para o encontro com o Papa Francisco e vai trabalhar três temas com os jovens: fé, cultura e solidariedade. As atividades são definidas pelas paróquias, que vão acolher pessoas que falam o mesmo idioma.

Em São Gonçalo, sexta-feira será dia de samba. Na Noite Cultural, estrangeiros conhecerão o ritmo mais famoso do Brasil em uma apresentação da escola de samba Porto da Pedra e do grupo católico Adorasamba. O evento gratuito será, das 20h às 23h, no estacionamento do Shopping São Gonçalo. São esperadas cerca de 10 mil pessoas.

A família de Fabíola vai receber argentinos em sua casa em São GonçaloÁlbum de família

Outra atividade que vai inserir os peregrinos na cultura brasileira será a festa julina, promovida pela Igreja de Santo Antônio, na Covanca. De acordo com o padre André Luís Bastos Siqueira, os jovens estão preparando uma quadrilha para os argentinos. A paróquia deve receber entre 50 e cem pessoas do país natal do Papa Francisco.

Para acolher bem os visitantes, o padre pintou uma mensagem de boas-vindas em espanhol, além da bandeira da Argentina no muro da Igreja. “Será um intercâmbio cultural. Teremos também encenação que contará a vida de São Lourenço, com vários aspectos históricos”, conta.

Trabalho solidários

Os cerca de cem franceses que participarão da Semana Missionária na Paróquia da Santíssima Trindade, em São Gonçalo, visitarão creche, asilo e pessoas doentes do bairro. Em Cabo Frio, jovens da Nigéria irão ao Lar Esperança, instituição que cuida de soropositivos, e ao Hospital Santa Izabel.

Jovens de São Gonçalo recebem peregrinos franceses que se hospedarão no bairro da Trindade esta semanaReprodução

A Arquidiocese de Niterói (composta por 14 municípios) vai receber cerca de 5 mil pessoas para a Semana Missionária. Todas ficarão alojadas em casas de família. Moradora de São Gonçalo, a geógrafa Fabíola de Azevedo Tavares Alvim, 31 anos, vai hospedar dois rapazes argentinos. A previsão é que eles cheguem hoje. “Estamos muito ansiosos. Já fiz o primeiro contato com eles pelo Facebook”, declara.

Papamóvel sem vidro para Pontífice ficar perto do povo

O papamóvel que será utilizado por Sua Santidade nos sete dias da Jornada chegou ontem ao Rio de Janeiro em um avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB). O veículo especial desembarcou no Aeroporto do Galeão, sem os vidros de proteção lateral, a pedido do próprio Pontífice, que quer estar mais perto dos fiéis.

Semana MissionáriaArte%3A O Dia

O veículo levará o Papa nos percursos até os atos centrais, em Copacabana e Guaratiba, nas zonas Sul e Oeste da cidade. O governo brasileiro trouxe de Roma um segundo carro, um jipe verde aberto que ficará à disposição do Pontífice. Os veículos ficarão no Terceiro Comando Aéreo Regional, no Centro do Rio, até a chegada do Papa, dia 22.

Papamóvel que transportará Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude chega ao RioSeverino Silva

Nesta segunda-feira, moradores do Vidigal se emocionaram na presença da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada, que subiram a favela da Zona Sul.


Colaborou Maria Luisa Barros

Últimas de Rio De Janeiro