Por cadu.bruno

Rio - A Polícia Militar vai atuar com 14 mil homens no patrulhamento da cidade durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho. A Praia de Copacabana ficará com a maior parte do efetivo, já que vai receber a Missa de Acolhida dos jovens e a Via Crúcis. Serão 1.500 policiais por dia nos dois eventos.

Cidade do Rio já vive o clima do eventoAlessandro Costa / Agência O Dia

No Complexo de Manguinhos, cerca de 500 homens vão acompanhar a visita do Papa à comunidade de Varginha, dia 25.

Na Zona Oeste, aproximadamente 1.000 policiais vão atuar no policiamento. Em Guaratiba, onde uma missa será celebrada no Campus Fidei, dia 28, será montado um Centro de Comando e Controle da PM para monitoramento do público.

Desse efetivo, 270 vão ocupar as comunidades de Antares, Rola, Cesarão e Aço, todas em Santa Cruz.

Dois blindados e 14 viaturas vão apoiar o patrulhamento nesses locais. Os terminais de transporte público (Central do Brasil, Barcas, Metrô, Rodoviária, Alvorada e Campo Grande), estações de BRTs e principais vias de acesso que cortam a cidade também receberão reforço, assim como o Aterro do Flamengo e a Praia de Botafogo.

Todos os deslocamentos do Papa serão acompanhados por 400 policiais militares. Dois helicópteros também vão monitorar os percursos. Os PMs vão atuar em conjunto com órgãos de segurança estadual e federal.

No Twitter, Papa Francisco conta os dias para chegada ao Rio

O papa Francisco enviou nesta sexta-feira uma nova mensagem por meio de sua conta no Twitter (@pontifex) aos jovens católicos que participarão no Rio de Janeiro da Jornada Mundial da Juventude.

"Jovens amigos, tantos de vocês já chegaram ao Rio e muitos outros estão chegando nestas horas. Faltam apenas três dias para nos vermos", disse o papa na versão em português de seu perfil, que ao todo soma mais de 2,8 milhões de seguidores.

A conta @pontifex, aberta por Bento 16 em 12 de dezembro de 2012, é escrita em nove idiomas: espanhol, inglês, português, italiano, francês, alemão, latim, polonês e árabe.

Você pode gostar