Por thiago.antunes

Rio - A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) realizou nesta quinta-feira,  a Operação Blitz Escolar na Praça da Bandeira e Santo Cristo. Durante a ação, 71 veículos foram vistoriados, dez lacrados e um removido. As irregularidades mais encontradas pelos agentes da SMTR foram documentação atrasada, mau estado de conservação e ausência de extintor.

O objetivo da operação é inspecionar a qualidade dos veículos de transporte que atendem alunos da cidade, garantindo maior conforto e segurança aos usuários. A SMTR alerta aos pais e responsáveis pelos alunos que contratem apenas o transporte escolar regulamentado pela prefeitura. Atualmente existem 1.317 veículos cadastrados que prestam este tipo de serviço.

Em caso de dúvida na hora da escolha do transporte escolar deve-se observar se o veículo possui: placa vermelha e faixa amarela que deverá medir 40 cm de largura em toda extensão das partes laterais e traseira da carroceria e possuir escrita "ESCOLAR" na cor preta. Além disso, o número da autorização deve estar fixado no veículo com o selo de vistoria e o cartão de identificação do autorizatário e do auxiliar fixados junto ao pára-brisa. Também é possível verificar o cadastro da empresa por meio do site da prefeitura: www.rio.rj.gov.br.

Você pode gostar