Por tamyres.matos

Rio - O Hospital Municipal Lourenço Jorge (HMLJ), na Barra da Tijuca, realizará nesta terça-feira, em parceria com o Hemorio, uma campanha de doação de sangue. A ação acontecerá das 10h às 14h30, no auditório da unidade, e é aberta ao público. A campanha tem por objetivo melhorar os estoques de sangue do hospital.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 68 anos, pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais. É preciso apresentar documento original de identidade.

É necessário não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e não fazer parte do grupo de risco de doenças sexualmente transmissíveis e usuários de drogas.

Doar sangue é simples, seguro e não demora mais do que meia hora. O volume coletado (cerca de 450 ml) não traz risco para o doador. Além disso, o material utilizado é descartável e oferece total segurança. As mulheres podem realizar três doações por ano, com intervalos de, pelo menos, três meses, e os homens, quatro doações com intervalo de, pelo menos, dois meses. O Hospital Municipal Lourenço Jorge fica na Avenida Ayrton Senna, 2.000, na Barra da Tijuca.

Você pode gostar