Segurança da SuperVia é detido após interromper trabalho de fiscais

Operação de agentes verifica se concessionária devolve o valor das passagens dos usuários em caso de quebra de trens

Por O Dia

Rio - O responsável pela segurança da estação de São Cristovão foi encaminhado à 17ª DP (São Cristóvão), na manhã desta segunda-feira, por tentar impedir o trabalho dos agentes do Procon.  A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através dos fiscais, esteve em várias estações de trem na manhã desta segunda, com o objetivo de fiscalizar atraso na chegada e partida dos trens, e verificar se a concessionária está devolvendo o valor da passagem aos usuários no caso de quebra das composições que impossibilite o prosseguimento da viagem.

Em São Cristóvão, os funcionários dificultaram o acesso dos fiscais ao interior da estação, mesmo depois de eles se identificarem e da presença da polícia. Depois de longa negociação para entrar, os fiscais enfrentaram o mesmo problema ao retornarem da estação da Mangueira. De acordo com os fiscais do Procon, a PM foi acionada novamente, e nem com a presença dos policiais os seguranças da SuperVia queriam permitir a entrada da fiscalização, que só entrou 45 minutos depois.

Os agentes estiveram, também, nas estações de Cascadura, Brás de Pina e Duque de Caxias. Em Cascadura, os fiscais verificaram que o elevador que garante o acesso de cadeirantes no interior da estação não estava funcionando. A SuperVia foi autuada e será novamente multada pela irregularidade.

A Seprocon instaurou na semana passada processo administrativo para investigar as irregularidades cometidas pela SuperVia, e já anunciou que a operação prossegue e não tem data para acabar.

Em agosto, a concessionária já fora multada no valor de R$ 1,9 milhão devido a problemas encontrados em 24 estações na primeiras ações da Operação Via Crucis, realizada em maio: irregularidades como falta de acessibilidade a cadeirantes, trens com janelas quebradas e que viajavam com portas abertas.

Últimas de Rio De Janeiro