Por bferreira

Rio - Passar um dia inteiro no Santa Marta e conhecer a historia da comunidade é uma das atrações da terceira edição do Guia das Comunidades, que será encartado no seu jornal O DIA na próxima sexta-feira. No passeio, com um guia oficial da comunidade de Botafogo, você vai conhecer a Laje do Michael Jackson, o Lado B da comunidade e até entrar na casa de um morador. As atrações são muitas.

Guia das Comunidades pacificadasReprodução

Em Comer/Beber você vai encontrar dicas para se refrescar ou matar a fome numa das 34 comunidades com UPPs. Na Rocinha, por exemplo, o Guia visitou o restaurante japonês Azuki Sushi, do casal de paraibanos Solange Nascimento e Lupercino Melo. “Meu diferencial são pratos como o Hot Filadélfia flambado”, conta Lupercino.

Se você quiser mergulhar a fundo no dia a dia de uma favela, o Guia mostra que no Vidigal já é possível alugar um quarto na casa de moradores graças ao Albergue da Comunidade, da empreendedora Sara Junger. A experiência anima a cantora Ana Panssani, que veio de Manaus para o Rio tentar a sorte na carreira. “É encantador”, diz.

Para quem curte arte, a boa é ir à Matinha, no Complexo do Turano, assistir à peça ‘Bobeou, Dançou’, no Centro Cultural Fazendo Arte. Lá, numa espécie de anfiteatro improvisado na entrada do morro, jovens da comunidade apresentam suas versões para dificuldades como uso de drogas e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.

E se você anda estressado e quer um pouco de paz, a boa é ir à Rocinha e fazer aulas do projeto ‘Yoga na Laje’, que vem encantando os moradores da comunidade e vizinhanças. Lá, a arte milenar une morro e asfalto e pouco importa se você é apenas um turista ou visitante. Como diz a professora Paula Uchoa, ‘é só chegar e fazer a aula.’ Exija seu exemplar!


Você pode gostar