Rio - Apesar de a Estação de Tratamento de Água do Guandu já estar funcionando desde quinta-feira à noite, segundo a Cedae, nesta sexta-feira o carioca e moradores de regiões da Baixada passaram mais um dia sem água. Bairros do Rio, como Jacarepaguá, Copacabana e Grajaú, além de Queimados, na Baixada, foram afetados com a paralisação do abastecimento para a manutenção da estação. A companhia havia informado que a falta d’água poderia acontecer em áreas isoladas.
Morador de Jacarepaguá, o consultor financeiro Luiz de Paula, de 38 anos, teve que sair de casa. “Estou desde ontem (quinta-feira) na casa da minha sogra. Tive que mandar a diarista embora quinta-feira porque não tinha como ela trabalhar. Das outras vezes que a estação parou não faltou água”, disse ele.
O designer Cicero Sydronio, de 30 anos, está economizando o pouco de água que sobrou. “Evitamos até lavar a louça. O banho tem sido rápido”, contou ele, que mora no Grajaú. A Cedae informou que a produção está funcionando em plena capacidade, mas o abastecimento está em 95%. Segundo a empresa, a água está chegando em todos os bairros e municípios, mas não em todos os domicílios.
A Cedae explicou que as ruas em aclive e bairros que ficam no fim da rede vão demorar mais para terem o abastecimento regularizado.