Eleitores de Niterói têm até quinta para fazer recadastramento biométrico

Aqueles que não fizerem o procedimento terão o título cancelado

Por O Dia

Rio - Cerca de 90 mil eleitores de Niterói têm até o dia 14 de novembro para realizar o recadastramento biométrico eleitoral e evitar que o título de eleitor seja cancelado. Caso contrário, além de não poderem votar nas próximas eleições, ficarão impedidos de tirar passaporte e CPF, tomar posse em concurso público, obter empréstimos em bancos oficiais, receber remuneração (se for funcionário público) e renovar matrícula em escolas e universidades oficiais. Até o momento, 322 mil eleitores já fizeram a identificação biométrica em Niterói.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) montou quatro postos para atender a população. No Ginásio do Caio Martins, na Rua Presidente Backer, Santa Rosa, o atendimento ocorre das 9h às 17h. A Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), localizada na Rua Visconde de Sepetiba, 987, fundos, no Centro de Niterói, no prédio da Prefeitura, funciona das 11h às 19h.

No Fórum da Região Oceânica, na Estrada Caetano Monteiro, s/n, em Pendotiba, o serviço é oferecido das 11h às 18h. Já no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, na Rua dos Mercadores, 5, Centro do Rio de Janeiro, próximo ao Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), o horário de funcionamento é das 11h às 18h. Para mais informações, os eleitores podem ligar para a Central de Atendimento da Biometria: (21) 2524-4777 ou acessar www.tre-rj.jus.br/biometria.

Documentos necessários

Para fazer o recadastramento, o eleitor deverá levar documento de identidade, comprovante de residência atual, título de eleitor e CPF, se possuir. No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos deverão levar também o comprovante de quitação militar.

Durante o atendimento, o eleitor será fotografado e terá suas impressões digitais coletadas. O recadastramento é obrigatório inclusive para os eleitores cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. Quem deseja transferir o título de eleitor para a cidade ou reside em Niterói e deseja tirar o título pela primeira vez também deve comparecer a um dos postos de atendimento.

Eleitores faltosos

Aqueles que deixaram de votar e justificar a ausência ou faltaram aos trabalhos eleitorais precisam pagar as respectivas multas antes de realizar o recadastramento biométrico. Para tanto, poderão obter a guia de pagamento da multa nos quatro postos de atendimento ou em qualquer uma das 249 zonas eleitorais fluminenses.

SERVIÇO
Onde se recadastrar:

- Ginásio do Caio Martins: Rua Presidente Backer, Santa Rosa, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.
- Central de Atendimento ao Eleitor (CAE): Rua Visconde de Sepetiba, 987, fundos, Centro de Niterói, das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira (com ou sem agendamento).
- Fórum da Região Oceânica: Estrada Caetano Monteiro, s/n, Pendotiba, das 11h às 18h, de segunda a sexta-feira (apenas com agendamento).
- Centro Cultural da Justiça Eleitoral: Rua dos Mercadores, 5, Centro do Rio, das 11h às 18h. Próximo ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) (apenas com agendamento).
- Ônibus da Justiça Eleitoral: Parque Municipal Palmir Silva (Horto do Barreto), na Avenida Luiz Palmier, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Onde agendar:

www.tre-rj.jus.br/biometria

Onde se informar:

Central de Atendimento da Biometria: (21) 2524-4777