Luta pela liberação de manifestantes

Baiano e Rafael são os únicos ainda presos por participar de protestos

Por O Dia

Rio - Integrantes da Frente Internacionalista dos Sem Teto (Fist) estão se mobilizando para tentar conseguir junto à Justiça a soltura de Jair Seixas Rodrigues, o Baiano. Ele e Rafael Vieira, de 26 anos, são os únicos que continuam presos por conta de manifestações. Jair foi detido em 15 de outubro e transferido para o presídio de Bangu 9. Segundo o advogado e integrante da Fist, André de Paula, a prisão é arbitrária.

“Não há nenhuma prova contra ele, nunca usou máscara. É uma perseguição porque ele participou de diversas manifestações pela Fist. Estão usando o Baiano como bode expiatório”, afirmou André.

Ainda de acordo com ele, Baiano não estaria vivendo em boas condições na penitenciária. “Ele está sem direito a banho de sol, visitas e não tem luz na cela”, disse André. O defensor vai entrar com um novo recurso para tentar libertar Baiano. Um pedido de habeas corpus foi negado pelo plantão judiciário no dia 3.

Já Rafael foi preso em 20 de junho, numa loja abandonada na Rua do Lavradio, no Centro. Ele deixava o local com uma garrafa de desinfetante e outra de água sanitária, quando foi levado por policiais, que alegaram que o material seria para produzir coquetel molotov. Rafael foi levado para a penitenciária de Japeri. A Defensoria Pública, que trabalha no caso, não se pronunciou sobre o assunto.

Últimas de Rio De Janeiro