Troca de trilhos de bonde em Santa Teresa é alvo de reclamações

Para realização das obras e instalação dos canteiros foi necessária a interdição de vias importantes do bairro

Por O Dia

Rio - A troca de trilhos e instalação da nova rede aérea para funcionamento do Bondinho de Santa Teresa tem trazido dores de cabeça aos moradores do bairro conhecido pelo bucolismo. Para realização das obras e instalação dos canteiros foi necessária a interdição de vias importantes, como a Joaquim Murtinho e a Francisco Muratori.

Começa a troca dos trilhos e intervenções para as obras de recuperação do bondinho de Santa TeresaSeverino Silva / Agência O Dia

A troca dos pontos de ônibus também é alvo de críticas de moradores, que dizem ter recebido pouco esclarecimento quanto às novas paradas. “Não há um morador de santa Teresa que seja contra a volta do Bondinho. Mais do que um meio de transporte, é um patrimônio cultural do bairro. Porém, não podemos viver essas mudanças sem qualquer estrutura”, desabafou Angélica Castanon, moradora do bairro desde 1970.

Também moradora de Santa Teresa, Anete Ferreira, que considerou os panfletos distribuídos pela prefeitura com informações insuficientes, produziu cópias por contra própria e distribuía ontem pelas ruas. “Faltam agentes orientadores pelo bairro e policiamento nos novos pontos de ônibus", garantiu.

De acordo com engenheiro responsável pela obra, Henrique Guedes, as obras orçadas em R$ 58 milhões preveem 2,5 quilômetros de trilhos até março. Os Bondinhos, por sua vez, voltariam a circular a partir de junho de 2014. “Haverá ainda a restrições para circulação de carros. Apenas os veículos de moradores credenciados poderão estacionar nas calçadas”, disse.

Moradores reclamam de mudanças sem planejamentoSeverino Silva / Agência O Dia

SUBIDA PARA SANTA

Com a interdição da subida pela Rua Joaquim Murtinho, o novo itinerário de todas as linhas de ônibus será:

Rua Gomes Freire, Avenida Francisco Muratori, Rua Sílvio Romero, Rua do Riachuelo, Rua do lavradio, Rua Mem de Sá, Rua Washington Luiz, Rua Carlos Sampaio, Rua Tadeu Kosciusko, Rua do Riachuelo e Rua Monte Alegre.

As linhas 006 e 007 seguem para o silvestre via Largo dos Guimarães e Largo do Curvelo. A linha 014 vai direto para a Rua Paula Matos (Largo das Neves).

DESCIDA DE SANTA:

Na volta, todas as linhas para o Centro passam pelo Largo dos Guimarães e do Curvelo e farão o seguinte itinerário:

Rua Dias de Barros, Rua Hermenegildo de Barros, Rua Cândido Mendes, Rua da Glória, retorno no Quiosque das Flores, Av. Augusto Severo, Rua Teixeira de Freitas, Rua Mem de Sá e retomam os itinerários normais pela Rua do lavradio para o Centro.

Últimas de Rio De Janeiro