Por thiago.antunes
Publicado 03/12/2013 23:48 | Atualizado 04/12/2013 01:50

Rio - O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, admitiu que a prefeitura subestimou a demanda no projeto do BRT Transoeste, ao responder perguntas de estudantes da rede pública, que reclamaram da lotação no transporte, no evento Diálogo Jovem sobre Mobilidade, promovido nesta terça-feira pela Fetranspor.

“Nós erramos ao subestimar os passageiros do BRT. Fizemos um estudo para analisar a demanda, mas os moradores de Bangu não estavam incluídos”, assumiu o secretário. A justificativa para não inclusão de Bangu na contabilização é de que o bairro seria mais próximo da Avenida Brasil e que era esperado que os moradores não pegassem o transporte.

“Por causa do excesso de eficiência do BRT ficamos sobrecarregados”, disse o secretário, acrescentando que já foram encomendados mais veículos para reforçar a oferta. Para os próximos anéis viários, ele afirmou que a estimativa está sendo ampliada. “Estamos exagerando na demanda. O BRT TransBrasil terá duas pistas”.

Osório conversou com estudantes no ‘Diálogo Jovem sobre Mobilidade’Uanderson Fernandes / Agência O Dia

Durante este ano, jovens trabalhadores do sistema rodoviário, estudantes da rede pública e busólogos (aficionados por ônibus e sua história) se encontraram para discutir alternativas para melhorar a mobilidade no trânsito carioca dentro do projeto da Fetranspor. Os resultados foram apresentados a uma banca composta por membros do poder público, terceiro setor, imprensa e ativistas sociais.

Vinte e cinco jovens foram instigados durante os encontros a falar sobre as dificuldades enfrentadas diariamente no trânsito. “Tivemos que pensar as soluções e fomos aprimorando as ideias. Esses são os resultados, esperamos que sejam aproveitados”, lembrou Fábio Roza, analista de empresa de transporte. Entre as alternativas apresentadas estavam treinamentos para motoristas e cobradores e noções de coletividade para todos os cidadãos. 

Segundo Osório, os projetos apresentados que forem viáveis serão implementados. “Aproveito para convidar os jovens para participarem de nossas reuniões.”

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias