Rio - A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) continuou nesta sexta-feira, com a Operação Ho! Ho! Ho!, cujo objetivo é vistoriar no Rio de Janeiro a validade dos produtos nas grandes redes de mercados e de atacado para o Natal. Desta vez, os fiscais do Procon vistoriaram a rede de importadora de bebidas e comestíveis finos “O Lidador”, e autuou sete filiais por venderem produtos fora da validade, não possuírem o Código de Defesa do Consumidor ou terem produtos sem preço na vitrine.
Entre os produtos encontrados fora do prazo de validade estão azeites importados, queijo de cabra e americano, macadâmia, pasta dietética e amoras silvestres, entre outros. Garrafas do azeite Vila Flor recolhidas na filial de Barra da Tijuca, na Avenida Olegário Maciel, estavam vencidas desde setembro. Duas filiais não tinham o Código de Defesa do Consumidor (de Campo Grande e Del Castilho) e o Lidador de Botafogo tinha produtos sem preço na vitrine.
Dos 12 estabelecimentos vistoriados, cinco não apresentaram irregularidades: a matriz, localizadas no Centro, e as filiais do Barra Shopping, Shopping Tijuca, Shopping da Gávea e Leblon. Os outros sete foram autuados e serão multados.