Por thiago.antunes

Rio - Os painéis eletrônicos que vão fornecer, em tempo real, o horário de chegada dos ônibus começam a ser instalados nesta sexta-feira nos pontos do BRS 1 em Copacabana. A informação é do presidente da Fetranspor (Federação das Empresas de Ônibus do Estado do Rio), Lélis Marcos Teixeira, que já tinha antecipado o projeto em entrevista ao DIA, publicada nesta segunda-feira.

Na primeira fase, serão oito equipamentos que receberão os dados do Centro de Operações Rio (COR), que monitora por GPS os coletivos da cidade. A previsão é de que em janeiro o sistema já esteja funcionando. “Vamos fazer um teste e ver como será o comportamento do usuário. Se não houver muito vandalismo, se tudo correr bem em Copacabana, podemos, ao longo de 2014, expandir os equipamentos para todos os corredores BRS. Acreditamos que a recepção dos usuários será muito boa e que vão preservar os equipamentos”, afirmou Teixeira, lembrando que há 22 corredores BRS projetados para a cidade.

Projeto prevê instalação de 22 corredores BRS na cidade. Segundo Fetranspor%2C painéis eletrônicos podem chegar a eles ao longo do ano que vemAlessandro Costa / Agência O Dia

O primeiro lote dos oito equipamentos, com o software e a manutenção, custou cerca de R$ 100 mil, segundo o executivo da Fetranspor. Teixeira também contou que já existe uma data prevista para inauguração do BRT TransCarioca, que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Rio. Em relação ao BRT Transoeste, o presidente da Fetranspor anunciou o cronograma para as expansões.

No eixo da Avenida Cesário de Melo, que atualmente vai até Paciência, está prevista a inauguração do trecho até Vilar Carioca, em 28 de dezembro, e, no fim de janeiro, até a estação Campo Grande. Com a expansão, deverão entrar em operação mais 15 ônibus (cinco articulados e 10 convencionais). O executivo destacou também o lançamento do aplicativo da Fetranspor para smartphone No Ponto Certo. Com ele, os usuários já podem enviar avaliações dos motoristas via internet.

Túnel da Linha 4 é concluído na Barra

Depois de mais de três anos de escavação, o túnel da Linha 4 do metrô, que ligará a Barra da Tijuca à Zona Sul, está pronto. O último trecho da rocha, que separa São Conrado da Barra, foi implodido ontem pela manhã, durante uma solenidade em São Conrado, na Zona Sul.

O túnel terá cinco quilômetros de extensão e será a maior galeria entre estações metroviárias do mundo. Mesmo com o tamanho recorde, o trajeto será percorrido em menos de seis minutos. A previsão é de que toda obra fique pronta até o primeiro semestre de 2016. Ao todo, a Linha 4 terá 16 quilômetros de extensão e seis estações.

“É a obra mais importante de mobilidade para a cidade. Vamos permitir que mais de 300 mil pessoas usem este transporte, tirando 2 mil carros da rua”, disse o governador Sérgio Cabral, no evento. O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, disse que entregará 70% das obras prontas até o fim de sua gestão, em 2014.

Novo ponto de vans do Cristo

Após ter a inauguração adiada por problemas operacionais, o novo ponto de vans para o Cristo Redentor, em Copacabana, começa a funcionar nesta terça-feira, na Praça do Lido. O serviço — das 8h às 17h, com saídas a cada 15 minutos — levará 500 passageiros por dia. A passagem custa R$ 49, incluindo ingresso ao monumento. Para o secretário de Governo, Rodrigo Bethlem, “o ponto dará conforto ao turista e fluidez ao trânsito nas Paineiras”.

Você pode gostar