Por thiago.antunes
Publicado 12/12/2013 00:44 | Atualizado 12/12/2013 01:22

Rio - Depois de toda enchente, surgem dúvidas em relação ao uso de seguro para conserto e reforma de carros avariados. A verdade é que todo motorista que contratou cobertura total de seu automóvel tem direito a reembolso caso o veículo tenha sido atingido por enchente. A Susep (Superintendência dos Seguros Privados), autarquia do governo federal, decidiu, em 2004, que a credibilidade do instituto do seguro poderia ser abalada se algumas pagassem por calamidade e outras seguradoras não o fizessem.

>>>GALERIA: Bairros alagados e caos no Rio

Assim foi normatizada, entre os riscos básicos, a cobertura em caso de perda do carro na enchente, o que se dá por pane mecânica grave ou após a água atingir a parte eletrônica do veículo. A referência para esse caso é o painel de instrumentos, que, quando recebe água, entra em pane e imobiliza vários sistemas na hora. O motorista deve então procurar seu corretor ou a seguradora e emitir o aviso de sinistro, para receber os valores depois da vistoria.

Vigilância contra fraude

Mas atenção: espertos que usam a calamidade para provocar perda total no carro podem ser investigados, não receber o seguro e ainda responder a processo criminal. O nome técnico disso é agravamento de risco, fato difícil de provar, mas que pode levar a cobertura por água abaixo.
Pedestres e motoristas devem tomar cuidado na rua durante as chuvas.

Em 2004%2C a Superintendência dos Seguros Privados decidiu que carros danificados em alagamentos teriam direito ao seguro contratadoMarcello Bacellar Ribéra / Agência O Dia

A Defesa Civil dá dicas para que problemas graves sejam evitados durante temporais. Quem estiver na rua alagada, por exemplo, deve buscar um lugar alto e seguro para permanecer até que a água comece a baixar. Se a pessoa estiver dentro do carro, deve, na medida do possível, sair e fechar o veículo antes que a água passe da altura da roda.

Para evitar piorar a situação durante as chuvas, a população precisa manter valas e canaletas desobstruídas e não deve jogar lixo nas ruas, em encostas, córregos, margens de rios ou áreas verdes.

Você pode gostar