Cerca de 10 mil pessoas estão desalojadas em três municípios da Baixada

Moradores de Mesquita, Japeri e Nova Iguaçu ainda sofrem com a forte chuva da última quinta-feira

Por O Dia

Rio - Cerca de dez mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas por conta das chuvas nos municípios de Mesquita, Japeri e Nova Iguaçu, todos na Baixada Fluminense. A Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos informou nesta sexta-feira que 2.563 famílias são atendidas, com uma média de quatro pessoas por casa, o que totalizaria 10.252.

Em Nova Iguaçu, um dos municípios mais afestados pelas chuvas, 1.900 famílias são atendidas em 36 pontos de apoio, sendo sete no abrigo em Vila Cava. Outras 40 estão no abrigo em Comendador Soares.

Campo de futebol alagado na Baixada após a chuva da última quartaSeverino Silva / Agência O Dia

Em Mesquita, 486 famílias estão sendo atendidas em três pontos de apoio desde quarta-feira. Em Japeri, 125 famílias são atendidas em pontos de apoio diariamente, sendo que cinco delas estão abrigadas na creche do bairro São Sebastião.

Ainda de acordo com a secretaria, os números de mortos e total de pessoas afetadas pelas chuvas serão divulgado pela Defesa Civil.

>>>GALERIA: Estragos na Baixada e interior do Rio

Segundo a secretaria, para a concessão do aluguel social, a renda familiar total não pode ultrapassar o valor correspondente a cinco salários mínimos e é preciso apresentar laudo de emitido pela Defesa Civil Municipal.

Para o cadastramento, as famílias precisam apresentar os seguintes documentos: Identidade (original e cópia); CPF (original e cópia); Comprovante de residência (do imóvel afetado); Laudo da Defesa Civil; Bolsa Família (caso seja cadastrado no programa); Sumário Social (cadastro realizado pela secretaria Municipal de Assistência Social).

Pontos de recebimento de donativos:

Rio de Janeiro:
Abrigo Cristo Redentor - Avenida dos Democráticos, 1090, em Bonsucesso. Ao lado da 21ª D.P.

Nova Iguaçu:
Rua Dr. Luis Guimarães, 956 – Centro (Antiga Rua 13 de maio).

Queimados:
Centro Esportivo Vila Pacaembu

Japeri:
Escola Municipal Bernardino de Melo – Estrada de Sanato Antonio (à direita do banco Itaú).

Os itens mais necessários são: água potável, colchonetes, alimentos não perecíveis, roupa de cama, mesa e banho, fraldas tamanhos P, M, G e geriátricas.

Últimas de Rio De Janeiro