Vítimas de enchente na Zona Norte viram heróis

Amigos usaram jet-skis para salvar 50 vidas

Por O Dia

Rio - Das águas barrentas que inundaram a Zona Norte, dois heróis anônimos surgiram para resgatar vidas e bens perdidos na enchente. Usado pelos amigos Josemar Carvalho Gabry e Anderson da Silva como hobby, dois jet-skis viraram a tábua de salvação de 50 pessoas ilhadas em vários bairros. Antes mesmo da chegada dos bombeiros, a dupla cruzou a região, de Rocha Miranda à Irajá.

>>>GALERIA: Bairros alagados e caos no Rio

Segundo Josemar, a ideia de usar o jet-ski partiu do namorado de sua sobrinha. O rapaz ligou pedindo ajuda porque estava preso em cima de um telhado. Josemar resgatou o rapaz e se deparou com outros pedidos de ajuda. Foi aí que ele ligou para o amigo Anderson, que usa seu veículo nas praias da Região dos Lagos e Costa Verde. “Nem se fosse muito criativo imaginaria andar de jet-ski na minha rua. As pessoas foram pedindo ajuda e tive que atender”, contou Josemar. 

Josemar ligou para o amigo Anderson para juntos resgatarem pessoas que estavam em risco na enchenteAlexandre Brum / Agência O Dia

Além de herói, ele também foi vítima. Apesar de sua casa ser no alto, a água entrou e danificou os dois carros. Seu salão de festas também foi alagado. “Mergulhei o jet-ski na água para ele passar por baixo do portão. Quando carregava duas pessoas na garupa, bati em algo. Depois soube que era um van submersa”, contou. Para Anderson o momento mais dramático foi ver oito pessias no teto de uma van. “Eles pediam ajuda. Se demorasse mais um pouco, só Deus sabe o que iria acontecer”.

Últimas de Rio De Janeiro