Por thiago.antunes

Rio - Quem pretende ir de metrô para Copacabana acompanhar o show de fogos do réveillon, deve comprar com antecedência o cartão especial de acesso. Segundo a MetrôRio, ainda restam para venda cerca de 105 mil cartões, dos 143 mil disponibilizados. Ou seja, foram vendidas aproximadamente 38 mil unidades.

A venda começou no dia 9 em sete estações (Pavuna, Nova América/Del Castilho, Saens Peña, Central, Carioca, Largo do Machado e Siqueira Campos). A partir desta quarta-feira, os guichês especiais estarão montados apenas em quatro: Pavuna, Central, Carioca e Largo do Machado. O funcionamento é das 9h às 21h, exceto na Pavuna, onde o horário é das 10h às 21h.

Foram disponibilizados 104 mil cartões para ida e volta, 26 mil para ida e 13 mil para volta, além de 10 mil (5 mil para ida e 5 mil para volta) gratuidades para pessoas com deficiência e maiores de 65 anos. O usuário deve escolher uma das cinco faixa de horário para ida, entre as 19h e a meia-noite. O horário de volta é da meia-noite às 5h.

O valor do bilhete é o mesmo da tarifa do metrô: R$ 3,20 para ida ou volta e R$ 6,40 para ida e volta. Nesse período não serão aceitos outros tipos de cartão de acesso ao metrô, como o pré-pago, unitário ou Bilhete Único. Esses serão aceitos apenas nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, até a meia-noite do dia 31.

Este é o décimo sexto ano seguido em que a empresa faz a operação especial para a festa de Ano-Novo em Copacabana, que deve receber, este ano, 2,3 milhões de pessoas, segundo a prefeitura.

Você pode gostar