Por thiago.antunes

Rio - As 11 balsas que serão usadas na queima de fogos do réveillon carioca, em Copacabana e Leme, passarão por inspeção amanhã pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. A vistoria acontecerá na Ilha do Fundão, na Ilha do Governador, onde as embarcações estão instaladas. Elas só serão liberadas pela Marinha se estiveram de acordo com as Normas da Autoridade Marítima. Este ano, o público vai saudar o novo ano ao som de 24 mil bombas de fogos de artifício. Onze mil delas terão alcance acima de 100 metros de altura.

Além da perícia, a Capitania vai fiscalizar no dia 31 o tráfego na orla. Para garantir a segurança do público, estimado em 2,3 milhões de pessoas, as balsas deverão ficar posicionadas a 400 metros da praia e a 700 metros de outras embarcações de turismo que estarão no local para assistir à queima de fogos na virada do ano.

Como no ano passado%2C fogos são disparados a 400 metros da praia e a 700 metros de embarcaçõesFernando Souza / Agência O Dia

As 24 toneladas de explosivos vão garantir 16 minutos de espetáculo, produzidos por equipe formada por 50 técnicos em pirotecnia, sendo 44 embarcados dentro de contêineres protetores. A fogueteira Sarah Carvalho, 25 anos, será a única mulher na equipe. Os fogos terão seis fases de cores e desenhos, embaladas pela trilha sonora do filme ‘Rio 2’, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, e com lançamento mundial previsto para o dia 28 de março. O Réveillon na cidade terá mais de 20 atrações musicais, entre artistas como Lulu Santos, Nando Reis, Beth Carvalho, Carlinhos Brown, e DJs, espalhados em três palcos montados em Copacabana e no Leme.

Metrô: veja locais de venda

Cariocas e turistas que irão passar a virada de ano em Copacabana ainda podem garantir o cartão especial de Réveillon do metrô. Desde esta quarta-feira, a venda está sendo realizada somente nas estações Pavuna, Central, Carioca e Largo do Machado. As bilheterias funcionam das 9h às 21h, exceto a da estação da Pavuna, que ficará aberta de 10h às 21h. 

Para a viagem de ida, usuários poderão optar por cinco faixas de horário. As mais procuradas são as das 21h às 22h e 22h às 23h. A volta, no dia 1º, será feita em qualquer horário, entre 0h e 5h.

Você pode gostar