Por thiago.antunes
Rio - Maior e mais antigo bloco carnavalesco do Rio, o Cordão da Bola Preta festeja nesta sexta-feira seu 95° aniversário. Ao contrário da pujança que durou até o ano passado, com desfile gratuito de fim de ano na Avenida Rio Branco, desta vez a festa será mais modesta, na sede da instituição, que fica na Lapa.
“Estamos com problemas financeiros, e o desfile em dezembro não sai por menos de R$ 40 mil. Agora, nos concentramos em fazer uma festa menor, mas igualmente animada, relembrando a história do bloco e concentrando energias para os desfiles de carnaval”, explica o presidente Pedro Ernesto Araújo Marinho. 
Publicidade
A celebração começa às 10h30 desta sexta-feira, com missa na Igreja de São Jorge, padroeiro do bloco. A partir das 20h, o baile de aniversário terá roda de samba com marchinhas, além de importantes figuras do samba, como Monarco e Sombrinha. 
Padrinhos do bloco, a cantora Maria Rita e o sambista Neguinho da Beija-Flor confirmaram presença. “Em 2014, a felicidade será dupla: além dos 95 anos do Bola Preta, o Maracanã, cujo ‘hino’ inventei (‘Domingo, eu vou ao Maracanã’), vai sediar a Copa”, vibra Neguinho.
Publicidade