Rio - A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) inaugurou na manhã desta quinta-feira, primeiro dia útil do ano, o BRS da Avenida Marechal Rondon, via que liga o Méier ao Maracanã. O novo BRS com aproximadamente quatro quilômetros de extensão contará com 15 pontos de ônibus, onde todas as linhas são integradas. Ele começa na Rua Cônego Tobias, no Méier, e termina na Rua Souza Dantas, em São Francisco Xavier (antigo Rocha).

Das três faixas de rolamento, apenas uma será destinada ao transporte público. De acordo com o o secretário municipal de Transportes, Carlos Osório, os próximos corredores exclusivos para ônibus serão implantados na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, e em mais um trecho da Rua Haddock Lobo, a partir do Largo da Segunda-Feira até o Viaduto Paulo de Frontin. Já há um trecho desta rua que integra o BRS Estácio-Centro.
O BRS da Rua 24 de Maio, Rua que corre paralelo à Marechal Rondon, mas no sentido Zona Norte—Centro, funciona desde o fim de novembro. Ao contrário dos BRS implantados em Copacabana e no Centro, nos corredores da região do Grande Méier — o que foi inaugurado hoje e o da 24 de maio — as linhas param todas no mesmo ponto.
No BRS, além da faixa azul pintada no asfalto, placas indicam a restrição para a circulação de automóveis de passeio por parte da via. Só podem circular pelos corredores ônibus e táxis. Quem desobedecer está sujeito à multa, que pode chegar a R$ 127,69.